Acessibilidade  |      

MPPB disponibiliza últimas vagas para webinar sobre Diversidade, que acontece nesta sexta-feira

Inscrição garante certificação para 100 participantes, mas evento será aberto à comunidade pelo Canal do Nead

O Ministério Público da Paraíba já inscreveu 92 pessoas para o webinar “Diversidade: Entender para Transformar'', que acontecerá na próxima sexta-feira (1/7). As inscrições são limitadas a 100 pessoas, que assistirão ao evento pela plataforma Zoom (acesse neste  link) e terão direito à certificação. Entretanto, haverá transmissão simultânea via Youtube (canal do Nead/Ceaf), aberta a quem quiser acompanhar as palestras e discussão em torno do tema. O evento é destinado aos membros, servidores e assessores do MPPB e público externo e ocorre na semana na qual se comemora o Dia do Orgulho LGBT (28 de junho). 

O webinar terá como palestrantes a promotora de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais, Anna Catharina Normanton; o médico com residência em psiquiatria, aperfeiçoamento em Sexualidade Humana pela USP, Alexandre Serafim Felisbino; e a presidente da Associação de Pessoas Travestis e Transexuais da Paraíba, Andreina Giulliany Gama Gomes. O mediador será o promotor de Justiça, João Benjamim Delgado Neto, que é integrante do Núcleo de Gênero, Diversidade e Igualdade Racial (Gedir/MPPB).

O evento é promovido pelo Gedir com o apoio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), ambos órgãos do MPPB. A coordenadora do Gedir, promotora de Justiça Liana Carvalho, explicou que o objetivo do webinar é justamente o que está dito no título dado ao evento, isto é, entender a diversidade de pessoas que existem no mundo, para transformar preconceitos (no sentido estrito da palavra, conceito pré-existente) em compreensão. 

“Não precisamos ter a vivência de outrem, não precisamos estar na pele do outro para saber que esse outro existe e é gente como a gente. Ainda que não se evolua para a empatia, compreensão e respeito são angariados a partir do afastamento da ignorância. É isso que o Gedir procura por meio desse evento: converter preconceito em tolerância, por meio do conhecimento”, explicou Liana Carvalho, lembrando que o Ministério Público é uma instituição constitucionalmente reconhecida como defensora de direitos indisponíveis e que deve acolhida a grupos fragilizados, como a população LGBTQIA+. “Que cada um que faz parte da instituição, em sua esfera profissional e pessoal, possa replicar ideias de tolerância com a liberdade de ser quem se é", afirmou.

O Gedir
O Núcleo de Gênero, Diversidade e Igualdade Racial do MPPB foi criado por meio do Ato PGJ 077/2021, com o objetivo de articular, propor e executar junto aos membros e membras do MPPB medidas necessárias à efetivação dos direitos previstos na Constituição Federal, em tratados e convenções internacionais aprovadas pelo Congresso Nacional, bem como nas leis infraconstitucionais quanto às temáticas de igualdade de gênero, violência doméstica e familiar contra a mulher, direitos de LGBTQIA+ e racismo. Atualmente, o grupo é coordenado pela promotora de Justiça Liana Espínola e integrado pelos promotores de Justiça, Dulcerita Soares Alves, Ana Carolina Ramalho, José Antônio Neves Neto e João Benjamim Delgado Neto.

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb

/* VLIBRAS */
/* CHATBOT */