Comitê aprova projeto para instituições de longa permanência para idosos
O Comitê de Monitoramento e Fiscalização das Instituições de Longa Permanência para Idosos, coordenado pelo Ministério Público da Paraíba discutiu e aprovou, na manhã desta terça-feira (03/03), o projeto 'Adote uma Instituição de longa permanência para idosos (Ilpi)', a ser desenvolvido no âmbito do Estado.
A reunião foi presidida pelo coordenador do comitê e do Núcleo de Políticas Públicas do MPPB, procurador Valberto Lira, e teve a participação dos representantes do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito), Gabriela Santiago e Ulysses Oliveira; do Corpo de Bombeiros, Ramon Nascimento; do Conselho Regional de Psicologia, Katiuska Duarte; e do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas), Gilmara Oliveira.
Segundo o procurador, o objetivo do projeto é fortalecer os vínculos comunitários das pessoas idosas institucionalizadas e fomentar a participação e cooperação da comunidade, pessoas físicas (profissionais liberais) e pessoas jurídicas (através das entidades empresariais) na manutenção e no aprimoramento dos serviços prestados nas Ilpis.
O procurador informou ainda que a pessoa ou entidade interessada em adotar uma instituição para idosos assinará termo de adesão junto ao Conselho Municipal de Assistência Social ou de Defesa de Direitos da Pessoa Idosa.
Para Valberto Lira, os resultados esperados pelo projeto são o fortalecimentos dos vínculos comunitários das pessoas idosas e melhores meios para proporcionar aos abrigados condições adequadas de moradia, higiene, salubridade, segurança, escolarização, profissionalização, atividades culturais, esportivas e de lazer, vestuário e alimentação suficientes e adequados às faixas etárias dos abrigados.
As Secretarias Municipais de Assistência Social serão responsáveis por viabilizar assinaturas dos Termos de Adesão e acompanhar a execução das ações executadas nas Instituições de Longa Permanência para Idosos. O Ministério Público e o comitê vão fiscalizar as ações executadas pelas instituições com os recursos doados.