MPPB participa de lançamento de campanha contra abuso sexual infantil, em JP

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) participou, na última sexta-feira (14/05), do lançamento da campanha do Município de João Pessoa intitulada: ‘Faça Bonito: proteja nossas crianças e adolescentes’, alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, celebrado no dia 18 de maio.
A ação integra a programação da Prefeitura Municipal referentes ao “Maio Laranja”, que prevê atividades e intervenções em diferentes regiões do município para mobilizar e sensibilizar a população para o enfrentamento do abuso e exploração sexual infantil, além de divulgar os canais oficiais de denúncia. O lançamento da campanha foi feito no auditório de uma faculdade particular da Capital e contou com a participação do 33º promotor de Justiça de João Pessoa, João Arlindo Corrêa Neto, que atua na defesa da criança e do adolescente, e da coordenadora do Centro de Apoio Operacional às promotorias de Justiça de defesa da Criança e do Adolescente (CAO CAE/MPPB), a promotora de Justiça Fábia Cristina Dantas Pereira.
O representante do MPPB explicou que o abuso e a exploração sexual são algumas das piores violências praticadas contra meninos e meninas e que pais, professores, profissionais de saúde e a população em geral devem prestar atenção aos sinais de alerta e mudanças de comportamento de crianças e adolescentes.
Segundo ele, a simples suspeita deve ser encaminhada aos órgãos que integram a rede de proteção, como conselho tutelar e a própria Promotoria de Justiça, para averiguação e adoção de medidas protetivas em prol das vítimas e de medidas para responsabilização do agressor.
Denúncias
No MPPB, os casos podem ser denunciados também pelos canais eletrônicos da Ouvidoria e do Protocolo Eletrônico.
Na Capital, a Promotoria de Justiça fica na Rua Hilton Souto Maior, s/n, em Mangabeira. Os telefones são (83) 3238-9099 / 3222-3063 / 3222-3582 (Setor Psicossocial) e 99182-0319 (WhatsApp). Para saber o endereço das demais promotorias de Justiça, clique AQUI. As denúncias também podem ser feitas para o Disque 100 (Serviço Nacional) e nas delegacias de proteção à criança e adolescente.
Projeto
Nesta terça-feira, (20/05), o 33º promotor de Justiça da Capital, João Arlindo Corra Neto, fará a abertura do projeto “Proteja-me: nossa voz importa”, criado pela equipe da Promotoria para o enfrentamento e a prevenção do problema. O lançamento será feito no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, no Centro de João Pessoa, às 8h.
Matéria relacionada
Promotoria de JP discute projeto para combater abuso de crianças e adolescentes