Acessibilidade  |      

MPPB e DPE discutem estratégias para otimizar acordos de não persecução penal 

MPPB e DPE discutem estratégias para otimizar acordos de não persecução penal 

A Corregedoria-Geral do Ministério Público da Paraíba (CGMP) se reuniu, na manhã desta quinta-feira (18/07), com representantes da Defensoria Público do Estado (DPE) para discutir estratégias capazes de otimizar a celebração de acordos de não persecução penal (ANPP) com investigados assistidos por defensores públicos pela prática de crimes de pequena e média gravidade não abrangidos pelo Juizado Especial Criminal (Jecrim).

De acordo com o corregedor-geral, o procurador de Justiça Francisco Antônio de Sarmento Vieira, a ideia é dar maior efetividade ao Termo de Cooperação Técnica 16/2021, pactuado em 2021 entre as duas instituições. 

Além do corregedor-geral do MPPB, participaram da reunião o corregedor-geral da DPE, Coriolano Dias de Sá; os promotores-corregedores  Ana Caroline Moreira Almeida, Eny Nóbrega de Moura Filho e Lúcio Mendes Cavalcante; e a defensora pública, coordenadora do programa “Defensoria Digital”, Naiara Antunes Dela Bianca. 

Na ocasião, o corregedor-geral da DPE apresentou iniciativas do órgão para suprir as deficiências da instituição em razão da vacância de cargos de defensor público no Estado, como os programas “Defensoria Digital”, “Núcleo de Urgências Criminais” e “Defensoria Itinerante”. Ele também colocou o órgão à disposição para articulação direta com os membros do MPPB para viabilizar o agendamento das audiências relacionadas ao ANPP.

O corregedor-geral do MPPB, por sua vez, destacou a importância da parceria entre as duas instituições consideradas essenciais para o sistema de Justiça brasileiro e disse que a reunião realizada trouxe avanços para otimizar a celebração de acordos de não persecução penal, dando respostas mais céleres e eficientes à sociedade por meio de um modelo de justiça consensual negociada. 

Matéria relacionada

MPPB e DPE ajustam cooperação para celebração de acordos de não persecução penal

CONTATOS

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.
Contatos das unidades do MPPB 

 

 

 

 

 

Telefone: (83) 2107-6000
Sede: Rua Rodrigues de Aquino, s/n, Centro, João Pessoa. CEP:58013-030.

mppb

/* VLIBRAS */
/* CHATBOT */