Plid

O que é?
O Plid é o Programa de Localização e Identificação de Pessoas Desaparecidas do Estado da Paraíba. 

O programa realiza o cadastro dos desaparecimentos num banco de dados nacional, que sistematiza e cruza informações provenientes de diversos órgãos, ajudando na busca e localização de pessoas desaparecidas. Além disso, visa fomentar políticas públicas junto aos órgãos que trabalham no enfrentamento ao desaparecimento, a fim de auxiliar na prevenção e solução dos casos.

Como tudo começou?
Em 13 de novembro de 2017, o Ministério Público da Paraíba aderiu ao Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre o Conselho Nacional do Ministério Público e o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro passando a integrar o Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos (Sinalid). Como integrante do Sinalid, o MPPB obrigou-se a implantar e a fazer funcionar no âmbito da instituição, o Plid. 

O que é o desaparecimento?
Desaparecimento é o sumiço repentino de alguém, sem aviso prévio a familiares ou a terceiros. Uma pessoa é considerada desaparecida quando não pode ser localizada nos lugares que costuma frequentar, nem encontrada de qualquer outra forma.

Não é verdadeira a informação de que se deve aguardar 24h (ou qualquer outro intervalo de tempo) para serem iniciadas as buscas. Quanto mais rápido você procurar ajuda, maiores são as chances de reencontro. Inclusive, a Lei Federal nº 11.259/2005 prevê a busca imediata pela criança ou adolescente desaparecido a partir da ocorrência policial.

Como proceder em caso de desaparecimento de um familiar ou amigo?
Ao constatar o desaparecimento de um familiar ou amigo, compareça imediatamente a uma Delegacia de Polícia ou utilize a Delegacia Online e faça um Boletim de Ocorrência de desaparecimento. O BO é o documento que desencadeia oficialmente a investigação de um desaparecimento.

Além disso, procure outros órgãos públicos que possam auxiliar na busca; descarte a possibilidade de falecimento; procure em hospitais e pronto-socorro e divulgue para a sociedade uma foto recente da pessoa desaparecida. 

Como registrar o caso no Plid?

Também registre o desaparecimento no Plid preenchendo nosso formulário de cadastro (clique AQUI para baixar). É de fundamental importância que o fomulário nos seja encaminhado devidamente preenchido e assinado, acompanhado de uma foto da pessoa desaparecida, com o nome dela no arquivo, através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou do Protocolo Eletrônico (clique AQUI).