Conselho de Segurança de Itabaiana realiza última reunião do ano

Foi realizada, na manhã desta segunda-feira (10), a última reunião do exercício em 2018 do Conselho Municipal de Segurança Integrada (Conseg) de Itabaiana. A reunião ocorreu na Câmara Municipal de Itabaiana e teve como objetivo fazer um balanço sobre as conquistas até então alcançadas e deliberação de novos projetos para o ano de 2019.

A reunião contou com a presença da promotora de Justiça Míriam Vasconcelos, da presidente do Conseg, Fabiana Veiga; do presidente da Câmara de Itabaiana, Pedro Silva; do Comandante do 8º BPM, Coronel Oscar Beuttenmuller; do secretário de Desenvolvimento Urbano, Geraldo Minervino (representando o Prefeito), do delegado regional de Itabaiana, Felipe Luna, a jornalista Gil Costa, dentre outros membros.

A promotora registrou, durante a reunião, que foi construída uma sala na Cadeia Pública local destinada a projetos de ressocialização, estando o assunto já sendo tratado com a Secretaria de Administração Penitenciária.

Segundo a promotora, o Conseg deliberou no sentido de cobrar ao município que confeccione um ou vários projetos para ser apresentado ao Ministério da Justiça, com o escopo de se conseguir recursos para intensificar a iluminação pública, inclusive, na zona rural, bem como instalar câmaras de segurança nos bairros onde o tráfico de entorpecentes é mais incisivo, assim como no centro, estendendo-se a iniciativa, igualmente, para escolas e postos de saúde.

Miriam Vasconcelos solicitou ao comando do 8º BPM que intensifique as rondas nos municípios que integram a Comarca, para dar maior garantia de segurança pública aos cidadãos. Também cobrou do município de Itabaiana que desenvolva projetos voltados para o esporte e a cultura, a fim de oportunizar aos adolescentes um viés capaz de torná-los menos suscetíveis de envolvimento com o submundo do crime.

A promotora informou ainda que foi criado o Conseg de Salgado de São Félix, Juripiranga e Mogeiro e que poderá, assim, ser articulado um Conselho Regional de Segurança, sendo este um projeto para 2019.

A promotora concluiu que, embora ainda tenha muito a ser conquistado, está satisfeita com o trabalho desenvolvido pelo Conseg de Itabaiana. “Desde que foi criado esteve sempre discutindo, planejando analisando e acompanhando as soluções dos problemas da comunidade, os quais se refletem na segurança pública. Todavia, muito mais ainda precisa ser conquistado, pelo que necessita do engajamento de todos os membros e, sobretudo, do próprio município”, disse.