Promotoria do Cidadão realiza inspeção em instituição para idosos de Patos

A Promotoria de Justiça do Cidadão de Patos realizou inspeção, na última sexta-feira (29/03), na Instituição de Longa Permanência para Idosos (Ilpi) Instituto de Proteção ao Cegos de Patos - Lar do Idoso Jesus de Nazaré com vistas à instrução de procedimento administrativo que tramita no órgão de defesa de direitos.

Participaram da inspeção o promotor de Justiça do Cidadão de Patos, Elmar Tiago Pereira de Alencar, acompanhado de uma comissão constituída por técnicos da Vigilância Sanitária, Secretaria de Desenvolvimento Social, Centro de Referência em Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), e Núcleo de Apoio à Saúde da Família e servidores do MP.

Em reunião anterior à visita técnica, o promotor esclareceu sobre os objetivos da ação aos profissionais de Farmácia, Serviço Social, Psicopedagogia, Fisioterapia, Enfermagem, Medicina, Nutrição, Engenharia Civil e Direito e Vigilância Sanitária que participaram da inspeção.

O promotor solicitou ainda aos profissionais a emissão de Laudos Técnicos, em suas respectivas áreas de conhecimento, além da necessidade de se verificar as situações individuais dos idosos acolhidos, com o objetivo de buscar garantir o acesso aos direitos porventura violados.

Os relatórios das inspeções serão elaborados por cada um dos órgãos fiscalizadores integrantes do comissão, no prazo de quinze dias, e encaminhados à Promotoria para que sejam adotadas as providências necessárias em relação às irregularidades eventualmente constatadas.