Prevenção ao Covid 19: Promotoria de Patos expede recomendação a instituições de idosos

A Promotoria de Justiça de Patos recomendou às instituições para idosos Lar do Idoso Jesus de Nazaré e Lar dos Velhinhos que adotem, com urgência as medidas necessárias para prevenção da Covid-19, entre elas a suspensão, pelo prazo de 30 dias, da realização de visitas aos idosos residentes. A recomendação é assinada pelo 3º promotor de Justiça de Patos, Elmar Thiago Pereira Alencar.

Entre as medidas estão que devem ser tomadas estão o uso de máscaras por funcionários e idosos acolhidos; a disponibilização de material de higienização (como sabão líquido, álcool em gel, toalhas de papel etc) para as referidas pessoas; a constante higienização de lugares e objetos de uso comum (como refeitórios, banheiros, maçanetas, corrimãos etc); outras medidas que sejam cabíveis de acordo com a rotina de cada instituição.

Ainda segundo a recomendação, os idosos que apresentarem sintomas sugestivos da Covid-19 devem ser imediatamente isolados, devendo os profissionais de saúde entrar imediatamente em contato com o Centro de Saúde mais próximo e seguir as instruções que forem recebidas.

Caso as autoridades de saúde exigirem que o paciente vá a uma instituição médica, pública ou particular, designada para tratamento, além de seguir as instruções que forem recebidas pelas referidas autoridades, as instituições devem observar precauções como evitar a utilização de transporte público. As instituições devem ainda articular junto a unidade de saúde mais próxima a realização, a partir do dia 23 de março de 2020, de vacinação anti-influenza.