MP realiza audiência para sensibilizar pais quanto ao acompanhamento escolar dos filhos, em CG

As Promotorias da Crianças e do Adolescente e da Educação de Campina Grande realizaram, nessa quinta-feira (31/01), uma audiência com pais e responsáveis de 38 crianças e adolescentes com infrequência escolar para sensibilizá-los sobre a importância do acompanhamento da vida escolar dos filhos.

A audiência foi conduzida pelas promotoras de Justiça Elaine Pereira Alencar (Criança e Adolescente) e Luciara Moura (Educação) e teve a participação da pedagoga da Vara da Infância de Campina Grande, Kesia Braga Fernandes.

Segundo a promotora Elaine Alencar, os 38 casos tratados na audiência foram identificados pela Promotoria da Criança, através da comunicação da escola ou do conselho tutelar. Na abordagem que fez, a promotora lembrou aos pais dos alunos a responsabilidade que eles têm de manter a vigilância e fazer o acompanhamento dos filhos na escola.

Já a promotora Luciara Moura lembrou a importância do acompanhamento cotidiano dos pais da vida escolar dos alunos, destacando que é dever dos pais saber o que acontece no dia a dia da escol, desde a matrícula, levar e buscar os filhos, acompanhar os boletins. O objetivo foi mostrar a importância de a família estar presente, de forma que a missão de manter os filhos na escola não seja algo que se transfira ao poder publica.

A pedagoga Késia Braga trouxe para o encontro experiencias vividas por ela enquanto profissional na questão da evasão. Ela abordou as causas mais recorrentes que levam os alunos a abandonarem a escola ou a se desinteressassem por ela. Também deu sugestões de como lidar, no cotidiano da família, com o problema da evasão escolar e como fazer a reaproximação das crianças e adolescentes com a escola.