MPPB e MPT promovem capacitação a conselheiros tutelares do Alto Sertão

Conselheiros tutelares de 28 municípios do Alto Sertão participaram, nesta terça-feira (11/02), da formação que está sendo promovida pelos Ministérios Públicos do Estado e do Trabalho (MPPB e MPT, respectivamente), em todo o Estado.

De acordo com a promotora de Justiça Juliana Couto, coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Criança e do Adolescente, o objetivo é instrumentalizar e orientar os conselheiros que foram eleitos na eleição unificada realizada em outubro passado em todo o País e que foram empossados no cargo desde janeiro para um mandato de quatro anos. “As capacitações superaram as expectativas. O número de participantes tem sido superior ao que consideramos inicialmente. Os conselheiros têm participado ativamente das discussões. Os debates têm sido ricos e construtivos”, comemorou.

A formação abrange matérias relacionadas à proteção de crianças e adolescentes e ao papel do Conselho Tutelar no Sistema de Garantia de Direitos; ao trabalho infantil e ao direito à educação. Também serão analisados casos práticos, distribuídos modelos e demonstrados os fluxos de atendimentos. “Os conselheiros tutelares se deparam, em sua rotina de trabalho, com realidades de violações de direitos complexos, que demandam uma atuação concreta qualificada. Assim, a formação continuada constitui-se em elemento fundamental para a qualidade dos atendimentos prestados à população por esses profissionais”, explicou Juliana Couto.

O calendário elaborado pelo MPPB e MPT prevê cinco capacitações, que vêm sendo promovidas de forma regionalizada desde o início de fevereiro. Já foram realizadas formações em João Pessoa, Campina Grande e Guarabira para conselheiros que atuam nos municípios localizados nessas áreas.

Nesta terça, a capacitação foi oferecida para os conselheiros dos municípios de Aparecida, Bernardino Batista, Bom Jesus, Bonito de Santa Fé, Cachoeira dos Índios, Cajazeiras, Carrapateira, Conceição, Ibiara, Joca Claudino, Lastro, Marizópolis, Monte Horebe, Nazarezinho, Poço Dantas, Poço de José de Moura, Santa Cruz, Santa Helena, Santa Inês, Santana de Mangueira, São Francisco, São João do Rio do Peixe, São José da Lagoa Tapada, São José de Piranhas, Sousa, Triunfo, Uiraúna e Vieirópolis.

A última formação será realizada nesta quarta-feira (12), em Patos, no auditório do Sebrae, para conselheiros tutelares de 60 municípios da região.

 

Calendário

Data: 12/02

Local: Patos - Auditório do Sebrae localizado no RodoShopping. Rua Severino Lustosa de Moraes, s/n

Municípios: Água Branca, Aguiar, Areia de Baraúnas, Belém do Brejo do Cruz, Boa Ventura, Bom Sucesso, Brejo do Cruz, Brejo dos Santos, Cacimba de Areia, Cacimbas, Cajazeirinhas, Catingueira, Catolé do Rocha, Condado, Coremas, Curral Velho, Desterro, Diamante, Emas, Igaracy, Imaculada, Itaporanga, Jericó, Junco do Seridó, Juru, Lagoa, Mãe d`Água, Malta, Manaíra, Mato Grosso, Maturéia, Nova Olinda, Olho d`Água, Passagem, Patos, Paulista, Pedra Branca, Piancó, Pombal, Princesa Isabel, Quixabá, Riacho dos Cavalos, Santa Luzia, Santa Teresinha, Santana dos Garrotes, São Bentinho, São Bento, São Domingos, São José de Caiana, São José de Espinharas, São José de Princesa, São José do Bonfim, São José do Brejo do Cruz, São José do Sabugi, São Mamede, Serra Grande, Tavares, Teixeira, Várzea e Vista Serrana