MPPB promove webinar sobre guarda subsidiada, na próxima segunda

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) vai promover, na próxima segunda-feira (9/07), o webinar: “Guarda subsidiada: conhecer para efetivar”, das 14h às 16h30. O evento foi idealizado pelo Centro de Apoio Operacional às promotorias de Justiça de defesa da Criança e do Adolescente e da Educação (CAOCAE) e está sendo organizado pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf).

O webinar é destinado a membros, servidores e assessores da instituição e também aos profissionais que atuam no sistema de garantias e demais pessoas interessadas no assunto. A transmissão do evento será pela plataforma Meet. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela internet (clique AQUI). Estão sendo oferecidas 250 vagas e os participantes receberão certificado emitido pelo Ceaf.

A coordenadora do CAOCAE, promotora de Justiça Juliana Couto, ressalta a importância da guarda subsidiada para se evitar o acolhimento institucional. "A guarda subsidiada promove o auxílio no custeio de despesas geradas com crianças e adolescentes, em situação de risco pessoal e social, com direitos violados, que necessitam do afastamento do convívio familiar, com o fim de mantê-las em suas famílias extensas ou ampliadas, que não reúnem recursos suficientes para a sua subsistência. Desta forma, evita-se o acolhimento de meninos e meninas em instituições, velando pela promoção do direito constitucional à convivência familiar e comunitária", afirma.

 

Palestrantes

O evento terá como palestrantes o promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias da Infância e Juventude.do Ministério Público do Estado do Tocantins, Sidney Fiori Júnior, e o psicólogo João Valério Alves Neto. A mediadora será a promotora Juliana Couto.

O promotor Sidney Fiori é graduado em Direito pela Universidade de Ribeirão Preto, 2001, e pós-graduado em Processo Civil, pela Unisul. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito da Criança e do Adolescente. 

O psicólogo João Valério Alves graduado pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) em 2009. Tem experiência nas áreas de Psicologia, com ênfase em Políticas Públicas, Políticas Sociais e Políticas da Saúde, com trabalhos de gestão pública, elaboração de diagnósticos na área da infância, juventude e da pessoa idosa, bem como execução de projetos, programas e serviços via Conselhos de Direitos com experiência na captação de recursos financeiros para fundos públicos da infância e pessoa idosa.