Promotor de Justiça faz palestra sobre cidadania em escola da Capital

Como parte da 'Semana da Educação para a Vida', desenvolvido na Escola Municipal Anayde Beiriz, localizado no bairro Cidade Verde, na Capital, o promotor de Justiça, Luis Nicomedes de Figueiredo Neto, ministrou palestras a grupos de alunos do 7º, 8º e 9º anos da unidade de ensino, abordando aspectos relacionados à atuação do Ministério Público em defesa da sociedade, ao individuo como sujeito de direitos e deveres, ao combate à corrupção, à prevenção ao uso de drogas e à violência, à utilização das redes sociais e à necessidade de se cultivar valores de ética, honestidade, respeito, solidariedade, dentre outros.

A atividade aconteceu na manhã da última quarta-feira (dia 12). “A experiência foi positiva, apresentando os adolescentes perguntas e demonstrando grande interesse pelos temas discutidos”, disse o promotor de Justiça, explicando que a atividade faz parte do programa intitulado “O Ministério Público na sala de aula: um bate-papo sobre cidadania”, desenvolvido na 1ª Promotoria de Justiça de Defesa da Educação da Capital. De forma interativa, são realizadas rodas de conversa com o alunado sobre valores importantes para o exercício da cidadania e a formação de um cidadão consciente.

“A pretensão é aplicar a iniciativa em outras escolas da rede pública e privada, aproximando o Ministério Público da comunidade escolar e contribuindo para a formação de uma consciência cidadã nos alunos”, afirmou Luis Nicomedes.

Na ocasião, foi apresentado pelo diretor-geral, professor Marcos Freitas, projetos desenvolvidos junto ao corpo discente, composto, atualmente, por 1.932 alunos em três turnos, distribuídos em turmas de educação infantil, fundamental e EJA. Participou da atividade a assessora da Promotoria de Justiça, Sara Catariny.