Missa em Ação de Graças pela posse do PGJ é realizada

Foi celebrada, na manhã desta quinta-feira (29), na Igreja Nossa Senhora de Guadalupe, no bairro Cabo Branco, em João Pessoa, a missa em Ação de Graças pela posse no procurador-geral de Justiça, Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho, que foi reconduzido ao cargo para mais um mandato de dois anos pelo governador João Azevedo. Familiares, membros e servidores da instituição, bem como representantes dos poderes Legislativo e Judiciário prestigiaram a celebração feita pelo Monsenhor Ivonio Cassiano de Oliveira.

Durante a celebração, o religioso destacou o desafio que Seráphico tem de dar unidade, apesar da diversidade de ideias existente, à instituição para que seus integrantes lutem juntos pelo cumprimento da lei. Ele também narrou a história de São João Batista, já que dia 29 de agosto é a data de morte desse santo católico e comparou a história dele com a missão do MPPB de lutar pela efetivação de direitos dos mais humildes e mais pobres. “Que o martírio de João Batista reforce o combate às injustiças, que na nossa sociedade, com esse fosso de desigualdade, é praticada contra uma multidão de pobres. É ao Ministério Púbico que eles recorrem”, disse.

O monsenhor também lembrou da importância do MP para a República e enfatizou que o compromisso de seus integrantes deve ser com a verdade e com a justiça. “O Ministério Público é uma voz profética da sociedade. Esta celebração se reveste de sentido, não apenas porque somos culturalmente católicos, mas porque Francisco Seráphico é um homem de fé. Não basta inteligência e o conhecimento da lei; é preciso ter capacidade e o dom do discernimento e a sabedoria para conduzir um órgão tão importante na nossa República, para que ele se mantenha numa postura ética. A todos do Ministério Público, que Deus os fortifique e os livre de pretensões que não sejam a verdade e a justiça”, falou.

Por fim, o religioso registrou que Seráphico tem honrado a instituição ministerial e abençoou o trabalho do PGJ nos próximos dois anos. “Que esta celebração, marcada por simplicidade e pelo profundo encontro com Deus, seja o início de um novo segundo tempo, no comando de Francisco Seráphico, à frente do Ministério Público”, desejou.


Eleição e posse

Francisco Seráphico foi o candidato mais votado na eleição realizada pelo MPPB no último dia 29 de julho. Ele encabeçou a lista tríplice, seguido dos promotores de Justiça Antônio Hortêncio Rocha Neto e Francisco Bergson. A lista tríplice foi conduzida ao governador João Azevedo logo após a divulgação do resultado da eleição. No dia 8 de agosto, ele reconduziu Francisco Seráphico no cargo para o biênio 2019-2021.

Além da missa de Ação de Graças, será realizada também nesta quinta-feira (29), às 18, na Sala de Concertos do Espaço Cultural, em João Pessoa, a solenidade de posse.