MPPB realiza Mostra Tecnológica nesta sexta-feira

A Procuradoria-Geral de Justiça vai realizar, nesta sexta-feira (06/12), uma mostra tecnológica, como parte da série de eventos que comporão a 2ª Semana do Ministério Público (SMP), programada para acontecer entre os dias 6 e 13 deste mês de dezembro. O objetivo desse evento é apresentar aos membros e servidores do MPPB ferramentas criadas para melhorar as investigações de crimes e também a gestão dos órgãos ministeriais.

De acordo com a programação, a mostra será aberta pelo procurador-geral de Justiça, Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho. Em seguida, será apresentado o Sistema Integrado de Apoio à Investigação Pandora/Siap, que oferece meios para que os membros do MP e demais atores do sistema de Justiça tenham à disposição modelos de análise de grande volume de dados que permitam a detecção, de forma sistemática, dos riscos de crimes contra a administração pública, no âmbito dos gastos dos governos estadual e municipais, no Estado.

Logo após, será lançada a nova ferramenta do MPVirtual: o Painel de Gestão das Promotorias de Justiça. Ao abrir o sistema, o membro terá numa tela inicial uma visão geral do trabalho da sua promotoria, com indicadores de números e gráficos e informações sobre processos, ajudando-o a gerir a unidade, elencando prioridades e planejando melhor sua atuação.

Também serão apresentadas outras duas novidades na área tecnológica, implantadas pelo MPPB: a 'Notificação pelo WhatsApp' e a “Interoperabilidade entre o MP Virtual e o PJe” (a ferramenta vai evitar o retrabalho na inserção das manifestações e peças em processos judiciais, através do uso de apenas um sistema, o do MP).

Outra novidade do evento é o lançamento do “MP Consciente”, que objetiva promover o uso eficiente dos recursos públicos, estimular a troca de boas práticas, conscientizar os servidores públicos sobre o consumo sustentável e redução a faixa de consumo e do gasto financeiro, preservando também os recursos naturais.

A 2ª SMP
Pelo segundo ano consecutivo, será realizada a
Semana do Ministério Público (SMP), em comemoração ao Dia Nacional do Ministério Público (14 de dezembro). Este ano, a programação se inicia com a Mostra Tecnológica e inclui a Premiação e Mostra Fotográfica do 3º Concurso de Fotografia do MPPB, entre outras atividades.