Concurso de redação e desenho: MPPB, CGU e Focco premiam vencedores de 2019 e anunciam nova edição

O fim de semana foi marcado pela premiação dos vencedores de João Pessoa da etapa estadual do 11° Concurso de Redação e Desenho, promovida pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB), pela Controladoria-Geral da União (CGU) e pelo Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (Focco-PB). Gestores, representantes dos órgãos de controle e familiares dos estudantes compartilharam a emoção deles por terem seus trabalhos reconhecidos ao tratarem do tema “Faça o que é certo ainda que ninguém veja”. Na solenidade do último sábado (8/02), foi anunciada a abertura das inscrições da edição deste ano do concurso nacional.

Já estão abertas as inscrições para o 12° Concurso de Redação e Desenho, que será promovido este ano pela Controladoria-Geral da União (CGU), pelo Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (Focco-PB) e pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB). A etapa estadual foi lançada no último sábado (8/02), durante a solenidade de premiação dos vencedores do município de João Pessoa da edição 2019 do concurso, que tratou do tema “Faça o que é certo, ainda que ninguém veja”.

A solenidade aconteceu no Sesc Cabo Branco e contou com a participação de integrantes do Focco, de profissionais da Educação e familiares dos vencedores. Receberam os prêmios as estudantes Lorena Henrique de Souza Bezerra, da Escola Municipal Ernani Sátiro (na categoria 1º ano desenho estadual); Fernanda Sampaio Barbosa Nacre, do Colégio Kairós (categoria 5º ano desenho estadual); Beatriz Leite Maia, do Colégio Motiva (categoria 6º ano redação estadual) e Ana Beatriz Silva Bispo, também do Colégio Motiva (categoria 9º ano redação estadual). “Minha intenção foi conscientizar as pessoas através da emoção. Meu conselho é que as pessoas façam o que é certo, mesmo que ninguém veja porque isso é honestidade e integridade. Meu sentimento é de felicidade, por ter um texto meu reconhecido. Isso foi uma das melhores coisas que já aconteceram na minha vida. Pretendo continuar escrevendo”, disse Ana Beatriz.

A aluna Fernanda Sampaio também ficou bastante emocionada com a premiação. “Quando fazemos o que é certo para outras pessoas, a gente recebe o que fizemos por elas. Esse é o meu primeiro prêmio. Fiquei muito emocionada”, disse.

Já a Lorena Henrique de Sousa mostrou toda sua empatia ao relatar uma cena de solidariedade que diz ter visto em seu cotidiano. “Fiquei muito feliz em participar do concurso. O meu desenho foi uma criança ajudando uma senhora a atravessar a rua”, contou.

O coordenador do Focco, o promotor de Justiça Leonardo Quintans, explicou que o concurso é uma das estratégias dos órgãos de controle que integram o Focco para mobilizar a sociedade sobre a importância da participação de todos no combate à corrupção. “O Focco tem uma preocupação constante com o controle social, com a participação da sociedade no controle da administração pública e se preocupa também em levar a mensagem da ética e da cidadania às pessoas. Por isso, promovemos iniciativas como esse concurso, para levar aos estudantes esses debates e para que eles sejam agentes multiplicadores junto às suas famílias e à comunidade. Fomos a unidade da Federação que mais inscreveu alunos no concurso nacional. Foram cerca de 200 mil estudantes. Se cada estudante levar esse debate para sua família e escola, temos o potencial de impactar 1 milhão de habitantes. É um resultado bastante satisfatório. Isso também mostra que a Paraíba está engajada e preocupada com a ética e o combate à corrupção”, comemorou.

Galeria de imagens (Fotos: Ernane Gomes)

Calendário de premiação

Treze alunos das redes pública e particular de ensino venceram a etapa estadual do Concurso de Redação e Desenho 2019. Os estudantes premiados nas categorias de Ensino Fundamental receberão tablets e os estudantes do Ensino Médio serão contemplados com um Curso Completo de Português da Zarinha Centro de Cultura, à distância ou presencial (em João Pessoa) a critério do premiado.

Até março, o Focco fará a premiação dos demais vencedores. As solenidades serão realizadas nas escolas dos alunos. O objetivo, segundo Quintans, é prestigiar os professores e a comunidade escolar e oportunizar, mais uma vez, o debate sobre a importância da ética e do combate à corrupção.

As próximas solenidades acontecerão entre os dias 17 e 19, em São Domingos do Cariri, São João do Tigre, Prata e Seridó. Entre os dias 2 e 5 de março, a cerimônia será realizada pela equipe do Focco e CGU em escolas dos municípios de Pombal, São Bento, Riacho dos Cavalos e São José de Piranhas.

Concurso 2020

O Concurso de Desenho e Redação é direcionado a estudantes matriculados em escolas públicas e privadas de todo o Brasil, sendo dividido em 14 categorias. O público-alvo são estudantes do ensino fundamental e ensino médio, educação de jovens e adultos de escolas públicas e particulares de todo o país. Os participantes da etapa nacional estarão automaticamente inscritos na etapa estadual do concurso, que será realizada pela CGU, Focco e MPPB. As inscrições estarão abertas até 24 de agosto de 2020 e podem ser feitas pelo site www.educacaocidada.cgu.gov.br.

Conforme explicou o superintendente da CGU na Paraíba, Severino Queiroz, o tema do concurso este ano é “Conversando, a gente se entende” e se propõe a promover uma reflexão sobre a importância da tolerância, do respeito à opinião do outro e da convivência cidadã. “Esperamos a participação massiva dos nossos alunos, tanto da rede pública como da privada, para que a gente consiga um resultado ainda melhor do que o que tivemos em 2019”, disse.