Setor odontológico do MPPB divulga comunicado sobre atendimento durante a pandemia

O Setor de Odontologia do Ministério Público da Paraíba (MPPB) divulgou um comunicado aos membros e servidores sobre como será o atendimento odontológico durante a pandemia da covid-19 na instituição. De acordo com o documento, estão suspensos os atendimentos eletivos (tais como exames odontológico inicial ou de manutenção; extração de dentes assintomáticos; radiografias de rotina; profilaxias dentárias; terapia periodontal de rotina; dentística restauradora, incluindo tratamento de lesões cariosas assintomáticas e procedimentos odontológicos estéticos). Apenas as urgências serão atendidas, conforme protocolos de biossegurança e após realização de pré-triagem e triagem dos pacientes.

As medidas visam prevenir a propagação e o contágio do novo coronavírus. Os pacientes que necessitarem de atendimento odontológico de urgência deverão acessar a extranet no site do MPPB e preencher o formulário ‘Triagem para atendimento odontológico’. Os profissionais do setor avaliarão as respostas inseridas pelos usuários e entrarão em contato por meio do telefone informado. Ao final do formulário, o paciente poderá relatar seus sintomas e suas dúvidas em relação ao atendimento.

Segundo a odontóloga do MPPB, Ana Carla Sobreira, o comunicado está embasado na Nota Técnica nº 04/2020 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e nas recomendações da Associação de Medicina Intensiva e do Conselho Federal de Odontologia para o enfrentamento da covid-19. “Seguiremos as recomendações dos órgãos oficiais que regulamentam o atendimento odontológico. A pandemia é dinâmica e as informações e recomendações podem ser atualizadas diariamente. De acordo com essas atualizações, informaremos nossos pacientes quanto a dinâmica e inserção de novos procedimentos.”