Portal da Transparência: MPPB disponibiliza consulta interativa de despesas

O Ministério Público da Paraíba ampliou a forma de acesso às informações sobre despesas orçamentárias no seu Portal da Transparência, com a disponibilização da “Consulta interativa de despesas”. A ferramenta tecnológica foi criada pela Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec), com o apoio da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e da Diretoria Financeira (Difin).

De acordo com a Seplag, a Consulta interativa de despesas visa proporcionar maior transparência às despesas orçamentárias do MPPB, possibilitando à sociedade verificar diretamente notas de empenho, nais quais constam as especificações dos credores (favorecidos) e o valores das despesas, bem como os demais dados necessários ao controle da execução orçamentária. Com a nova ferramenta de pesquisa é possível realizar diversas formas de consultas utilizando os filtros disponibilizados, tendo como resultado gráficos de consolidações orçamentárias e relatórios, podendo ainda gerar a ficha da nota de empenho.

Para o secretário de Planejamento e Gestão do MPPB, o promotor de Justiça Leonardo Quintans, a questão da transparência é tema tratado como prioritário pelo MPPB. “O Ministério Público da Paraíba ocupa, há dois anos, o 1º lugar na avaliação dos Portais Transparência dos MPs realizada pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Para manter o padrão de excelência, temos constantemente buscado melhorias na nossa transparência, notadamente no sentido de disponibilizar as informações de maneira mais acessível ao cidadão. O novo painel, ao disponibilizar diversos filtros de pesquisa, que geram gráficos em resposta, permite uma navegação interativa e de fácil compreensão, cumprindo essa missão.”

A consulta interativa de despesa já está disponível no Portal da Transparência do MPPB, na aba “Execução orçamentária e financeira”. Para acessar a ferramenta, clique AQUI.