Núcleo de Bem-Estar e Qualidade de Vida do MPPB deve ser instalado ainda este mês

O Núcleo do Bem-Estar e Qualidade de Vida do Ministério Público da Paraíba deverá estar em pleno funcionamento ainda este mês. Nessa quarta-feira (07/10), a equipe responsável pela instalação definiu o local - uma sala no edifício-sede do MPPB, em João Pessoa - e os detalhes da ambientação. Até a próxima semana, o procurador-geral de Justiça, Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho, deverá designar, através de ato, o membro que vai coordenar e os servidores que integrarão o núcleo. Os fluxos de atendimento de membros e servidores também estão sendo finalizados.

“Fechamos a agenda de providências necessárias para a instalação. Tudo deverá estar pronto até a semana que vem. Já foi designada uma servidora, que é psicóloga da instituição, para ficar exclusivamente no setor. Estamos aguardando o procurador-geral designar os demais servidores que vão integrar e o membro que vai coordenar. Todos os detalhes foram definidos nessa última reunião, inclusive, a adoção de fluxos de procedimentos e a ambientação. Estamos na última etapa para a instalação do setor. Em breve, poderemos usufruir dos benefícios desse setor que vai contribuir para o nosso equilíbrio físico e mental”, informou o secretário-geral do MPPB, Antônio Hortêncio Rocha Neto.

Além do secretário-geral, participaram da reunião a promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional, Renata Luz, e os servidores da instituição, Marcus Vinícius Cesário, diretor de Administração; Keyla Colaço, chefe do Departamento de Recursos Humanos; Jonatha Vieira, da Secretaria de Planejamento e Gestão do MPPB.

O que é e para que serve
O Núcleo de Bem-Estar e Qualidade de Vida foi criado pelo Ato PGJ 102/2019 para ser um órgão de apoio administrativo multidisciplinar, responsável pelo planejamento, criação e implementação de ações que se relacionam ao aspecto de saúde de membros e servidores. O setor definirá princípios, diretrizes, estratégias e parâmetros para a implementação de programas, projetos e ações institucionais voltados à promoção e à preservação da saúde física e mental de integrantes da instituição, além de coordenar e integrar programas e ações nas áreas de assistência à saúde e qualidade de vida e fomentar a construção e a manutenção de um meio ambiente de trabalho seguro e saudável no MPPB.

O setor será coordenado por um membro do Ministério Público designado pelo procurador-geral de Justiça e será integrado pelo/a chefe do Departamento de Recursos Humanos e por servidores analistas ministeriais com especialidade em medicina e odontologia, assistência social, psicologia, todos sem prejuízo do exercício de atribuições naturais do cargo ocupado. Outros servidores podem ser designados para integrar o Núcleo de Bem-Estar em razão de habilidades e competências que contribuam para a atuação do órgão.