Leonardo Quintans Coutinho é o novo presidente da APMP

A Associação Paraibana do Ministério Público (APMP) tem nova Diretoria e Conselho Fiscal para o biênio 2021/2023. Com 219 votos, Diálogo e Unidade, chapa única desse pleito, encabeçada pelo promotor de Justiça, Leonardo Quintans Coutinho, venceu as eleições nessa segunda-feira (14). O pleito aconteceu pela primeira vez de forma eletrônica devido a pandemia do Novo Coronavírus. A posse da nova diretoria e Conselho Fiscal será no dia 14 de janeiro de 2021.

No processo eleitoral dessa segunda, houve um número de 224 votantes de um total de 290. Além dos 219 votos para a diretoria, o Conselho Fiscal foi votado assim: José Guilherme Soares Lemos, 202 votos; Ana Maria França Cavalcante, 174 votos; e Adriana de França Campos, 158 votos.

O presidente eleito destacou a construção do diálogo ao redor da chapa “Nós construímos a chapa a partir de bastante diálogo como o próprio nome da chapa sugere. Foi assim que nos conduzimos durante o processo eleitoral, dialogando com todos os colegas do Ministério Público, ativos e aposentados, e, graças a Deus, a mensagem foi compreendida e conseguimos legitimar essa proposta com os votos de 219 colegas”, afirmou.

Leonardo Quintans também frisou a importância do número de votantes para legitimar o projeto da chapa Diálogo e Unidade: “Foi uma Votação que nos legitima, expressiva, que aumenta nossa responsabilidade e que nos dá força para trabalhar bastante e honrar a confiança depositada por cada colega. Agora, vamos continuar o trabalho já desenvolvido pela atual gestão – pelo colega Marcio Gondim e também pelo colega Bergson Formiga, que o antecedeu – e procurar avançar mais na defesa de cada colega, da classe e do Ministério Público da Paraíba. Nossas vontades e anseios são impulsionados por essa expressiva votação que confirma o apoio e o aval da classe a esse projeto que é de todos”.

Segundo o atual presidente Márcio Gondim, que finaliza seu mandato em 14 de janeiro, a eleição de Leonardo Quintans demonstra a continuação de um bom trabalho que já vem sendo feito há algumas gestões na APMP. “Desejo sucesso para o novo presidente, para a sua diretoria e também para o Conselho Fiscal”, disse.

Perfil

Leonardo Quintans Coutinho é natural de João Pessoa. O novo presidente é bacharel em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) e especialista em Direito Público. Ele ingressou no serviço público em 2004, quando passou em concurso para o Instituto Federal da Paraíba (IFPB).

Em 2007, também por concurso, ingressou nos quadros do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) em Sergipe, posteriormente foi removido para a Paraíba, onde permaneceu até 2011. Naquele ano, passou a exercer o cargo de Promotor de Justiça do Estado da Bahia, onde trabalhou nas cidades de João Dourado, Nova Soure, Jeremoabo e Feira de Santana.

Em 2013 ingressou nos quadros do Ministério Público da Paraíba (MPPB) após ser aprovado em 3° lugar no concurso da Instituição. Na Paraíba, Quintans passou pelas Promotorias de Sousa, Picuí e Alagoa Grande, onde hoje é titular. Exerceu os cargos de coordenador do Caop do Patrimônio Público, coordenador do Focco/PB e hoje exerce a função de secretário de Planejamento e Gestão da Instituição do MPPB.

Confira a composição da nova diretoria e Conselho Fiscal da APMP para o biênio 2021/2023:

Diretoria

Presidente: Leonardo Quintans Coutinho
1ª Vice-Presidente: Soraya Soares da Nóbrega Escorel
2ª Vice-Presidente: Anita Bethania Silva da Rocha
1ª Secretária: Paula da Silva Camillo Amorim
2ª Secretária: Ana Grazielle Araújo Batista de Oliveira
1º Tesoureiro: Otacílio Marcus Machado Cordeiro
2ª Tesoureira: Cláudia de Souza Cavalcanti Bezerra
Diretor Social: João Benjamim Delgado Neto
Diretoria Patrimonial: Edmilson de Campos Leite Filho
Diretoria Cultural: Mariana Neves Pedrosa Bezerra
Diretoria de Esportes: Túlio César Fernandes Neves
Diretoria de Beneficência: Fernando Antônio de Vasconcelos
Diretoria Jurídica: Ana Carolina Coutinho Ramalho
Diretoria Sub-Sede de Campina Grande: Jullia Cristina do Amaral Nóbrega Ferreira
Diretoria Sub-Sede de Cajazeiras: Lean Matheus de Xerez
Diretor de Ouvidoria e Comunicações: Jovana Maria Silva Tabosa
Comissão Mulheres Conamp – Titular: Anita Bethania Silva da Rocha
Comissão Mulheres Conamp – Suplente: Fábia Cristina Dantas Pereira

Conselho Fiscal

Adriana de França Campos
Ana Maria França Cavalcante de Oliveira
José Guilherme Soares Lemos