Mudança de plataforma: MPPB abre inscrições para treinamento sobre Google Drive

Estão abertas as inscrições para o segundo treinamento promovido pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB), em parceria com a Safetec (empresa certificada pelo Google), devido à mudança de plataforma feita pela instituição para modernizar serviços ofertados através da Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec). Desta vez, a capacitação online será sobre “Google Drive” e ocorrerá nesta quarta e quinta-feiras (17 e 18/02). Podem participar membros, servidores e assessores do MPPB. As inscrições devem ser feitas através do preenchimento de formulário (clique AQUI).

Na quarta-feira, o treinamento será oferecido a duas turmas, uma no período da manhã (início às 9h) e outra, no turno da tarde (início às 14h). A terceira turma do treinamento que será ministrado por instrutores indicados pelo Google será na quinta-feira, às 8h.

O treinamento terá duas horas de duração e vai ensinar os participantes a fazer upload de arquivos e pastas no “Meu Drive”, como fazer conversões automaticamente, como disponibilizar arquivos offline, compartilhamento de arquivo (níveis de permissão), prioridade, drive compartilhados (a partir do Business) e diferença Meu Drive e Drive.
Também serão apresentadas ferramentas que podem ser usadas em documentos e planilhas como tradução de textos, comentários e sugestões de edição, digitação por voz, dicionário, sumário e títulos, inserir equações matemáticas, tabela dinâmica, validação de dados, gráficos e fórmulas básicas.

Outros tópicos que serão abordados são apresentações (como fazer slides, efeitos, transição e temas), formulários (tipos de perguntas, sessões, pular para sessão com base na resposta, elaboração e aplicação de testes, análise de respostas individualmente, envio de respostas para uma planilha para análise detalhada com filtros e fórmulas, inserção de imagens e vídeos) e drive file stream (instalação, disponibilizar offline, editar documento no Office e na web).

Treinamentos

Conforme explicou a coordenadora do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf/MPPB), a promotora de Justiça Renata Luz, os treinamentos online que começaram a ser realizados pelo MPPB em parceria com a Safetec são parte do contrato efetuado, no final do ano passado, pela instituição com o Google para mudança de plataforma. Os assuntos e conteúdos desses treinamentos foram definidos em reunião realizada pelo Ceaf, pela Ditec e pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag).

O primeiro treinamento sobre “Google Workspace” ocorreu nos dias 3 e 5 de fevereiro. Quatro turmas foram formadas e mais de 150 pessoas participaram, conforme informou o diretor de Tecnologia da Informação, George Freire. Segundo ele, a expectativa é que, mesmo com um número menor de turmas, os novos treinamentos atinjam um número maior de participantes. Isso porque os novos treinamentos vão abordar recursos mais avançados que os anteriores, além de poderem contar para a progressão funcional dos servidores. “Esse curso será particularmente útil, pois apresentará o compartilhamento de pastas e arquivos, um recurso essencial para a produtividade dos servidores e para asegurança de dados, além dos recursos básicos dos softwares de escritório da Google, o equivalente ao Libre ou Microsoft Office”, destacou.

Uma das participantes do primeiro treinamento foi a analista ministerial Luciana Carneiro, que atua na Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público de João Pessoa. Ela avaliou positivamente a experiência. “O treinamento foi muito interessante. O instrutor dominava bem as ferramentas e nos passou, desde os conhecimentos mais básicos até a demonstração de todo o potencial que o Google traz. Foi uma iniciativa muito boa da instituição fazer esse contrato tanto para nos fornecer essas ferramentas para enriquecer e facilitar a nossa dinâmica cartorária, como também, tendo essa visão de facilitar ao máximo o nosso trabalho e otimizar o nosso tempo”, disse.

Além do Google Workspace e do Drive, também serão ofertadas capacitações na área de Administrador de Sistema, Agenda e chat, Documentos, Currents, Sala de aula e Data Studio, totalizando 30 horas. Dentre os treinamentos eleitos como necessários para a instituição, alguns são específicos para alguns setores e outros serão direcionadosa toda a comunidade de usuários do MPPB.

São específicos para os servidores da Ditec, os cursos de Administrador de Sistema e uma turma do Google Workspace. Os demais treinamentos serão ofertados a toda a comunidade de usuários do MPPB, priorizando-se, em caso de necessidade, os setores mais interessados na temática, nos casos dos treinamentos de Currents, Sala de Aula e Data Studio.