Corregedoria-Geral do MPPB e DITEC desenvolvem ferramenta para otimizar correições

A partir de outubro, será disponibilizado no Sistema Thoth uma ferramenta de coleta de dados e informações do MP Virtual2 para aferir o desenvolvimento das atividades ministeriais, especialmente os necessários ao preenchimento do relatório de correições. A ferramenta  tecnológica foi desenvolvida pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DITEC) para atender à solicitação feita pela Corregedoria-Geral do Ministério Público da Paraíba (CGMP).

De acordo com a corregedora-geral, a procuradora de Justiça Vasti Cléa Lopes, a medida visa otimizar a coleta dos dados necessários à construção de um retrato fiel das atividades dos membros durante a realização das correições, além de desonerar Promotores e Procuradores em relação à busca manual pelas informações.

Após identificar as maiores dificuldades de registro no MPVirtual2, a Corregedora-Geral, também demandou à DITEC a elaboração de tutoriais que apresentem aos membros e servidores a forma correta para inserção dos atos, sejam judiciais ou extrajudiciais.

Para a elaboração da ferramenta, a equipe de servidores da DITEC, em parceria com a Assessoria da CGMP, observou cada item do relatório/termo de correição, de forma a vislumbrar a localização dos dados no MPVirtual2, a partir da movimentação inserida pelos membros e servidores.

Vasti explicou que, na data de realização da correição, a equipe de corregedores acessará o Sistema Thoth e consultará a nova ferramenta. “Isso viabilizará o trabalho correicional com dados objetivos e atuais. Importante destacar que a funcionalidade também estará disponível aos membros para acompanhamento de sua atuação”, acrescentou.