CGMP faz correição na Promotoria de Justiça de Jacaraú

A Corregedoria-Geral do Ministério Público da Paraíba (CGMP-PB) está dando prosseguimento às atividades de orientação e de fiscalização previstas para este ano. Nessa terça-feira (11/02), foi realizada a correição ordinária na Promotoria de Justiça de Jacaraú. Os trabalhos foram iniciados com uma reunião que contou com a presença de prefeitos, secretários, conselheiros tutelares, técnicos do Cras e do Creas, delegados e outros representantes da Rede de Apoio Social dos Municípios de Jacaraú, Curral de Cima, Lagoa de Dentro e Pedro Régis.

Os participantes elogiaram o trabalho desenvolvido pelo promotor de Justiça Ismael Vidal Lacerda, destacando sua acessibilidade e abertura ao diálogo. Também pontuaram problemas comuns aos municípios da região, como evasão escolar, consumo de álcool e drogas por jovens, abuso sexual de crianças, automutilação e depressão entre os adolescentes, desvio de função na atuação dos técnicos dos centros de referência, segurança pública e trâmite legal para cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto.

A equipe da CGMP, diante das circunstâncias relatadas, orientou sobre a necessidade de fortalecer o trabalho em rede e de pensar em soluções consorciados para enfrentamento das demandas repetitivas. Os trabalhos correicionais abarcaram ainda o exame de procedimentos extrajudiciais e de processos judiciais e visita a Cadeia Pública de Jacaraú.

Participaram da correição, a corregedora-geral Vasti Cléa Marinho da Costa Lopes; os promotores corregedores Clístenes Bezerra de Holanda, Cristiana Ferreira Moreira Cabral de Vasconcellos e Francisco Lianza Neto, além do promotor de Justiça do Município, Ismael Vidal Lacerda.