Corregedoria-Geral realiza correição nas Promotorias de Monteiro e São João do Cariri

Dando prosseguimento ao Cronograma das Atividades Correicionais 2020, de forma virtual, a Corregedoria-Geral do Ministério Público da Paraíba (CGMP) realizou, da última terça até esta quinta-feira (19 a 21/05), correições ordinárias nas Promotorias de Justiça de Monteiro (1º e 2º Cargo) e de São João do Cariri.

As atividades virtuais foram iniciadas através de reuniões por videoconferência com participação dos Membros da CGMP e dos promotores de Justiça correicionados, Bruno Leonardo Lins (Monteiro – 1º Cargo), Diogo D’Arolla Pedrosa Galvão (Monteiro – 2º Cargo) e José Bezerra Diniz (São João do Cariri).

Na reunião, a equipe da Corregedoria-Geral explicou que as correições virtuais seguiriam, sempre que possível, os mesmos parâmetros utilizados nas correições presenciais, esclarecendo, todavia, sobre a necessidade de adaptações tecnológicas para prosseguir com a atividade correicional.

A corregedora-geral, Vasti Cléa Marinho da Costa Lopes, destacou que o trabalho correicional, pautado sobre o viés da orientação e da contribuição para o aprimoramento institucional, subdividia-se na verificação de feitos judiciais e extrajudiciais e na realização de uma entrevista pessoal. Essas atividades buscam aferir, de modo primordial, a resolutividade das demandas e o alcance social da atuação ministerial em determinada comunidade.

Ainda conforme a corregedora, diante do período de pandemia vivenciado, foi reforçada a importância dos promotores de Justiça se manterem atentos às orientações e notas técnicas expedidas pelo Comitê de Crise e pelos Centros de Apoio com vistas a manutenção de uma unidade institucional em relação as demandas que envolvem o novo coronavírus.

Os membros correicionados se colocaram à disposição da Corregedoria-Geral para prestar todas as informações que se fizessem necessárias durante o período em que o trabalho correicional estivesse sendo desenvolvido nas respectivas unidades ministeriais.

A equipe da Corregedoria-Geral responsável pelo desenvolvimento das Correições Ordinárias Virtuais é composta pela corregedora-geral Vasti Cléa Lopes e pelos promotores corregedores Clistenes Bezerra de Holanda, Cristiana Ferreira Moreira Cabral de Vasconcellos e Francisco Lianza Neto.