Ouvidoria do MPPB promove reunião do conselho consultivo em Juripiranga

A Ouvidoria do Ministério Público da Paraíba realizou, nesta quarta-feira (31/07), uma reunião do conselho consultivo no município de Juripiranga. O evento ocorreu na Escola de Ensino Fundamental e Médio Teonas da Cunha Cavalcante e foi presidido pelo ouvidor do MPPB, procurador Doriel Veloso e teve a participação do prefeito de Juripiranga, Paulo Dália Teixeira, secretários municipais e comunidade.

O ouvidor Doriel Veloso fez uma palestra sobre “O Ministério Público e o valor da Participação do Cidadão”. Ele explicou o funcionamento da ouvidoria e a importância da participação de todos de forma colaborativa. Falou ainda sobre a Constituição Federal, suas leis e funcionalidades. Também foi explanada a Lei 13.460, que Dispõe sobre participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública.

O prefeito municipal agradeceu a presença de todos e destacou a importância do espaço dado pela Ouvidoria do MP para que a comunidade tivesse a oportunidade de fazer suas indagações, e criar uma consciência para reivindicar, de forma transparente.

O morador Odair José expressou a dificuldade que as pessoas têm de tomar conhecimento de seus direitos e deveres como cidadão. Já a professora Fernanda falou sobre a mudança de atitude necessária para que as coisas mudem, ressaltando que passa isso para seus alunos. Também falou sobre a importância de ouvir a opinião dessas crianças e de fazê-las se sentirem importantes.

Ao final, o procurador Doriel Veloso explanou brevemente sobre sua vida profissional como ouvidor e enfatizou está disponível para qualquer tipo de manifestação. Ele também agradeceu a recepção e respeito. “O poder da participação não se esgota, não se limita. E que todos os presentes sejam agentes multiplicadores”, disse.