CNMP aplica pesquisa para saber da sociedade os temas prioritários para atuação do Ministério Público

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) está promovendo uma pesquisa para saber a opinião da sociedade sobre os temas que devem ser prioritários na atuação do Ministério Público nos próximos dez anos. Para participar, basta acessar aqui e responder a um breve questionário, que estará disponível até o dia 8 de junho. As informações serão usadas na elaboração do Planejamento Estratégico Nacional do Ministério Púbico brasileiro (PEN-MP), com vigência entre 2020 e 2029.

Na pesquisa, os cidadãos são convidados a avaliarem cada área de atuação do Ministério Público com uma nota de 1 a 5, sendo 1 para menos importante e 5 para mais importante. O formulário traz ainda três questões abertas, não obrigatórias, em que os interessados terão a oportunidade de redigir livremente sua opinião.

O questionário pode ser respondido por computador, tablet e celular e, são necessários, em média, entre cinco e dez minutos. No caso dos integrantes do Ministério Público, membros ou servidores, as questões são mais detalhadas, elencando assuntos específicos de cada área para priorização do respondente.

A aplicação do questionário faz parte do amplo diagnóstico que está sendo realizado para elaboração do Planejamento Estratégico Nacional da instituição, que conta ainda com entrevistas presenciais, audiências públicas e encontros regionais.
Projeto

Aprovado na sessão plenária do CNMP do dia 10 de abril, o projeto de elaboração do Planejamento Estratégico Nacional do Ministério Público Brasileiro 2020-2029 está sendo desenvolvido pela Comissão de Planejamento Estratégico, em parceria com a Secretaria de Gestão Estratégica do conselho.

Segundo o presidente da comissão, conselheiro Sebastião Caixeta, a ideia é construir um planejamento estratégico efetivo, a partir de um amplo diálogo com integrantes do MP e com a sociedade. “Com essa pesquisa, buscamos dar oportunidade a todos de participarem desse processo”, afirmou.

Finalizada a fase de diagnóstico, a iniciativa contará com etapas específicas para definição de indicadores estratégicos, planos de implantação e modelos de gestão e governança.

Com Ascom CNMP