Live debate o tráfico de pessoas, nesta terça

A coordenadora do Programa de Localização de Identificação de Desaparecidos na Paraíba (Plid-PB), promotora de Justiça Elaine Alencar, participa, nesta terça-feira (28/07), de uma live sobre o tráfico de pessoas. O evento será conduzido pela presidente da Associação dos Policiais Civis da Paraíba, Susana Melo. A transmissão ocorrerá a partir das 16h nos perfis das instituições no Instagram: @mppboficial e @aspolpb.

“No Brasil, assim como em muitos outros lugares do mundo, milhares de pessoas são vítimas de tráfico humano. E, na Paraíba, não é diferente! O Ministério Público está atento a essas situações. É ele o responsável por apurar e responsabilizar os autores desse crime”, ressalta a promotora Elaine Alencar.

O evento está dentro da campanha realizada pelo Ministério Público da Paraíba, em parceria com a Universidade Federal da Paraíba e o Comitê Estadual de Enfrentamento ao Tráfico e Desaparecimento de Pessoas na Paraíba contra o tráfico de pessoas em alusão ao Dia Mundial e Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Dia 30 de Julho).

A campanha está se desenvolvendo através de uma série de vídeos e publicações com o intuito de contribuir para o conhecimento da população sobre o crime (o que é, como se manifesta, onde buscar ajuda) e incentivar as denúncias. As intervenções estão sendo publicadas nas redes sociais da instituição (no Instagram, Facebook e Twitter: @mppboficial), desde a última terça-feira (21/07), e devem se estender até esta quinta-feira (30/07).

O Ministério Público também está produzindo uma cartilha para orientar à população sobre o que fazer para combater o fenômeno do desaparecimento. Isso porque é comum que as vítimas desse crime sejam dadas por “desaparecidas”.

A campanha de conscientização usa uma logomarca que faz alusão a pessoas atreladas a um código de barras e adverte: “A vida não é mercadoria”. A divulgação também faz alusão à “Campanha do Coração Azul”, uma iniciativa que busca a conscientização e luta contra o tráfico de pessoas e seus impactos na sociedade.