Lançado edital 2020 da etapa estadual do Concurso de Redação e Desenho

Foi lançado, na última sexta-feira, o edital 2020 da etapa estadual do Concurso de Redação e Desenho, promovido em nível nacional pela Controladoria-Geral da União. Os trabalhos deverão abordar o tema “Conversando a gente se entende”. A etapa estadual é organizada pelo Ministério Público da Paraíba, Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (Focco) e CGU. O edital completo foi publicado na edição da última sexta, do Diário Oficial Eletrônico do MPPB.

Os trabalhos que forem inscritos no concurso nacional estarão concorrendo simultaneamente na etapa estadual, que possui premiação distinta. Podem participar do concurso trabalhos de estudantes regularmente matriculados no ensino fundamental ou médio, incluída a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), de escolas públicas ou privadas da Paraíba.

A inscrição deverá ser realizada, pela escola, de forma obrigatoriamente eletrônica no endereço https://concursos.cgu.gov.br/. A escola será responsável pelo preenchimento adequado de todas as informações solicitadas pelo sistema eletrônico e também pela realização da inscrição e envio de cada um dos trabalhos selecionados, por categoria. O prazo de inscrição termina no dia 24 de agosto.

Segundo o coordenador do Focco, promotor Leonardo Quintans, o concurso é uma das estratégias dos órgãos de controle que integram o Focco para mobilizar a sociedade sobre a importância do exercício da cidadania, da ética e do controle social, temas que tocam o combate à corrupção.
De acordo com o edital, ao todo são 13 categorias que integram o certame. Os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental poderão participar com trabalho do tipo "Desenho"; já os estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, e do 1º ao 3º do Ensino Médio e EJA, com trabalho do tipo "Redação".

Ainda conforme o edital, os vencedores das categorias do Ensino Fundamental, até o 8º ano, serão premiados com uma medalha de honra ao mérito. Já os vencedores nas categorias do 9ª ano do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e no Ensino de Jovens e Adultos serão premiados com uma medalha de honra ao mérito e com a oferta de uma vaga no Curso Completo de Português do Zarinha Centro de Cultura, à distância ou presencial. O resultado deve ser divulgado até fevereiro de 2021.

Em 2019, a Paraíba teve o maior número de escolas e estudantes participantes de todo o país, fruto de intensa mobilização das secretarias de Educação do Estado e municípios e demais parceiros públicos e privados. Foram cerca de 1.000 escolas inscritas e quase 200.000 estudantes diretamente mobilizados, ou seja, que realizaram a prova do concurso, número que representou 23,73% do total de estudantes mobilizados em todo o país.


Categorias
1º Ano do Ensino Fundamental - Desenho

2º Ano do Ensino Fundamental - Desenho

3º Ano do Ensino Fundamental - Desenho

4º Ano do Ensino Fundamental - Desenho

5º Ano do Ensino Fundamental - Desenho

6º Ano do Ensino Fundamental - Redação

7º Ano do Ensino Fundamental - Redação

8º Ano do Ensino Fundamental - Redação

9º Ano do Ensino Fundamental - Redação

1º Ano do Ensino Médio - Redação

2º Ano do Ensino Médio - Redação

3º Ano do Ensino Médio - Redação

Educação de Jovens e Adultos – EJA - Redação