“Meu corpo não é sua folia”: Reamcav lança campanha contra importunação sexual, nesta quarta-feira

A segunda edição da campanha contra a importunação sexual no Carnaval será lançada às 9h desta quarta-feira (05/02), no auditório do Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa. “Meu corpo não é sua folia” é uma ação da Rede de Proteção às Mulheres em Situação de Violência na Paraíba (Reamcav), integrada pelo Ministério Público da Paraíba, através do Grupo Estadual de Gênero, dentre outras instituições.

O evento vai contar com a participação da primeira-dama do Estado, Ana Maria Lins; dos membros do Núcleo de Gênero do MPPB (o procurador de Justiça Valberto Lira e os promotores de Justiça Caroline Freire da Franca, Ismânia Pessoa, Rosane Araújo e Rogério Lucas) e dos representantes da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, da Secretaria de Segurança e Defesa Social, do Tribunal de Justiça da Paraíba, da Defensoria Pública, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Assembleia Legislativa, da Prefeitura de João Pessoa e da Câmara Municipal de João Pessoa.

A ação também conta com a parceria da rede Nord Hotéis, da Associação Folia de Rua, e dos blocos Vumbora, Muriçocas de Miramar, Muriçoquinhas, Cafuçu, Virgens de Tambaú, dentre outros. A proposta da campanha é estimular, especialmente as mulheres, a denunciarem as ocorrências de importunação e outras violências nas delegacias da Mulher (Deam) ou em qualquer delegacia ou ainda pelos telefones 197 e 190. O crime de importunação sexual (Lei 13.718/18) é caracterizado por qualquer "ato libidinoso na presença de alguém e sem seu consentimento" e é bastante comum em festas populares, como o Carnaval.

A campanha conta com um vídeo assinado por Beethowen Souza; um jingle de autoria de Fuba, interpretado pela cantora Madu Ayá fi; leques (abanos) e outros materiais de divulgação para as redes sociais digitais. A ação se inicia nas prévias carnavalescas de João Pessoa, que acontecem entre os dias 13 e 22 de fevereiro, e deve se prolongar por todo o período de Carnaval, em vários municípios do Estado.

SERVIÇO

Lançamento da campanha “Meu corpo não é sua folia”

Onde: Auditório da Funesc (Espaço Cultural)

Quando: 5 de fevereiro, às 9h