MP-Procon e órgãos discutem ações para promover a segurança do paciente em serviços de saúde na PB

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério Público da Paraíba (MP-Procon) promoveu, na manhã desta sexta-feira (23), uma reunião com representantes de órgãos de classe de profissionais da saúde, Vigilância Sanitária e Corpo de Bombeiros, para discutir ações para promover a segurança do paciente em unidades hospitalares e também em unidades básicas de saúde, conforme estabelecem protocolos da Organização Mundial de Saúde (OMS) e portarias do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANS). Dentre as medidas já deliberadas está a realização de um fórum, no mês de outubro, em parceria com o Conselho Regional de Medicina (CRM-PB) para discutir o assunto com gestores municipais e de serviços hospitalares de toda a Paraíba.

Conforme informou o diretor-geral do MP-Procon, o promotor de Justiça Francisco Glauberto Bezerra, a iniciativa faz parte do Programa de Prevenção a Acidentes de Consumo e também atende à orientação da Procuradoria-Geral de Justiça de interiorizar essas ações, o que deverá envolver as promotorias de Justiça de Defesa da Saúde.

Ele também disse que já foi iniciado um trabalho, junto aos órgãos públicos e hospitais, para cobrar a implementação do Núcleo de Segurança do Paciente. “Estamos buscando a concretização do direito humano à saúde e construindo a dignidade da pessoa humana que necessita do serviço de saúde. Vários hospitais já foram notificados e estão em processo de implementação dos seis protocolos da OMS e pra isso, temos o apoio do CRM, das Vigilâncias Sanitárias”, disse.

De acordo com a Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa), dos 202 hospitais públicos e privados existentes na Paraíba, apenas 70 implantaram o Núcleo de Segurança do Paciente. “Quando se implanta um Núcleo de Segurança do Paciente, implanta-se também a notificação do que acontece com o paciente durante o processo de assistência que se dá a ele e muitas vezes, os hospitais colocam o núcleo, mas acabam não notificando os incidentes. Temos dois desafios: implantar onde ele não foi implantado e implementar onde ele foi implantado”, destacou a diretora-geral do órgão, Jória Viana Guerreiro.

Ela enfatizou que a questão da segurança do paciente é uma determinação nacional e internacional. “A OMS e a Anvisa vêm discutindo a importância de implementar esses Núcleos de Segurança do Paciente. Inicialmente, nas unidades hospitalares e agora também nas unidades básicas de saúde, porque trabalhamos na perspectiva de proteção e prevenção do risco e isso envolve vários aspectos do cuidado ao paciente”, explicou.

Participaram da reunião o representante do Corpo de Bombeiros, Ricardo Silva; os integrantes do CRM-PB, João Alberto Morais e Maria de Fátima Santos; do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-PB), Graziela Cahu; do Conselho Regional de Farmácia (CRF-PB), Josimar Lima e da Agevisa, Jória Guerreiro, Maria Eduarda Nascimento e Geraldo Menezes.

Fórum

O Fórum sobre Segurança do Paciente está previsto para acontecer no próximo dia 19 de outubro, no auditório do CRM-PB, em João Pessoa. O evento será promovido pelo órgão de classe e pelo MP-Procon a secretários de Saúde, diretores de serviços hospitalares públicos e privados e profissionais da área.

Na ocasião, será empossada a diretora da Câmara Técnica de Segurança do Paciente, recém-criada pelo CRM-PB, a médica anestesiologista, Maria de Fátima Oliveira dos Santos, que é especialista na área. “A Política de Segurança do Paciente são ações para promover uma assistência segura ao paciente, o que quer dizer que a nossa assistência é insegura e precisa de melhorias contínuas. O CRM, entendendo a necessidade dessa política e em cima da Portaria do MS 529/2013 e da RDC da Anvisa de número 36, criou essa Câmara Técnica para que haja uma contribuição junto aos serviços hospitalares sobre o assunto, com um olhar educativo e de acompanhamento porque a segurança do paciente requer uma mudança cultural”, defendeu.

Consumidor.gov.br

 Aqui, no Consumidor.gov.br, você pode se comunicar diretamente com as empresas participantes, que se comprometeram a receber, analisar e responder as reclamações de seus consumidores em até 10 dias.

Últimas notícias - MP-Procon

TAC celebrado pelo MPPB: torcid...

05 Setembro 2023
TAC celebrado pelo MPPB: torcidas organizadas de CG têm 90 dias para cadastrar membros

Informações sobre integrantes de oito grupos devem ser colocadas em plataforma da Polícia Militar; a...

MPPB ajuíza ação contra grupo e...

19 Maio 2023
MPPB ajuíza ação contra grupo econômico da Braiscompany e seus sócios

Promotor de Justiça requer manutenção das cautelares, reparação de danos aos consumidores e danos mo...

Braiscompany: MP-Procon recebe ...

11 Abril 2023
Braiscompany: MP-Procon recebe mais de 3,3 mil reclamações; contratos envolveriam R$ 258 milhões

Órgão do MPPB inicia nova fase da investigação com análise qualitativa das informações fornecidas po...

Servidores participam de treina...

16 Setembro 2022
Servidores participam de treinamento para que multas do MP-Procon sejam executadas pelo Estado

Servidores e assessores do Ministério Público da Paraíba (MPPB) que atuam no Programa de Defesa e Pr...

Diretorias do MP-Procon se reún...

15 Setembro 2022
Diretorias do MP-Procon se reúnem para discutir estratégias de atuação

A diretoria-geral e a diretoria-regional de Campina Grande do Programa de Defesa e Proteção do Consu...

MPPB e PGE discutem estratégias...

13 Setembro 2022
MPPB e PGE discutem estratégias para que multas do MP-Procon sejam executadas pelo Estado

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) e a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) avançaram, na tarde de...

MP-Procon recomenda repasse da ...

06 Julho 2022
MP-Procon recomenda repasse da redução do ICMS sobre combustíveis aos consumidores

Órgão do MPPB está monitorando os revendedores, analisando os preços de aquisição e os repassados pe...

Ação do MPPB: Justiça determina...

02 Dezembro 2021
Ação do MPPB: Justiça determina que laboratório farmacêutico divulgue recall de medicamentos

O Ministério Público da Paraíba conseguiu uma decisão liminar que beneficia consumidores paraibanos....

Contratos de escolas particular...

04 Novembro 2020
Contratos de escolas particulares devem prever cenários da pandemia para 2021

Recomendação ministerial diz que é direito do consumidor saber como as aulas serão dadas em caso de ...

82% dos supermercados fiscaliza...

10 Julho 2020
82% dos supermercados fiscalizados pelo MP-Procon cumprem medidas de higiene e segurança

Oito em cada dez supermercados localizados nos municípios de João Pessoa e Cabedelo que foram fiscal...

Plano de Saúde deve autorizar e...

30 Junho 2020
Plano de Saúde deve autorizar e custear testes para covid-19 a clientes, diz recomendação do MP-Procon de CG

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério Público da Paraíba (MP-Procon) recomendo...

MPPB e MPF recomendam que sejam...

16 Junho 2020
MPPB e MPF recomendam que sejam garantidos direito à informação e autonomia na prescrição de medicamentos para covid-19

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) e o Ministério Público Federal (MPF) recomendaram ao Estado d...

MP-Procon e Vigilância Sanitári...

10 Junho 2020
MP-Procon e Vigilância Sanitária de JP iniciam inspeções em laboratórios

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério Público da Paraíba (MP-Procon) e a Gerên...

MP-Procon e PMJP apuram denúnci...

03 Junho 2020
MP-Procon e PMJP apuram denúncias encaminhadas à Ouvidoria do MPPB e fecham estabelecimentos, em JP

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério Público da Paraíba (MP-Procon) e a Prefe...

Operação Salus - MPPB e órgãos ...

03 Setembro 2019
Operação Salus - MPPB e órgãos fiscalizam serviços de saúde, em Patos

O Ministério Público da Paraíba (MPPB), Vigilâncias Sanitárias, Corpo de Bombeiros e Conselhos Regio...

MP-Procon e órgãos discutem açõ...

23 Agosto 2019
MP-Procon e órgãos discutem ações para promover a segurança do paciente em serviços de saúde na PB

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério Público da Paraíba (MP-Procon) promoveu,...

MP-Procon e Superintendência Fe...

14 Agosto 2019
MP-Procon e Superintendência Federal de Agricultura discutem parceria para combater uso abusivo de agrotóxico

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério Público da Paraíba (MP-Procon) e a Super...

MP-Procon, Vigilâncias e Associ...

25 Julho 2019
MP-Procon, Vigilâncias e Associação vão promover palestra educativa para donos e gerentes de supermercados

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério Público da Paraíba (MP-Procon), Vigilânc...

MP-Procon e CRM vão promover se...

23 Julho 2019
MP-Procon e CRM vão promover seminário sobre segurança do paciente

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério Público da Paraíba (MP-Procon) e o Conse...

MP-Procon e Procon-PB fiscaliza...

04 Julho 2019
MP-Procon e Procon-PB fiscalizam 12 postos de combustíveis, em João Pessoa; quatro tiveram bicos interditados

Quatro dos 12 postos de combustíveis localizados em João Pessoa que foram fiscalizados, esta semana,...

«
»