O Núcleo de Políticas Públicas do Ministério Público da Paraíba (NPP/MPPB) realizou, nesta quarta-feira (21/09), uma capacitação online de representantes da gestão da assistência social de 15 municípios paraibanos para o preenchimento do formulário eletrônico do censo da população idosa que vive nas instituições de longa permanência.
A capacitação foi coordenada pelo procurador de Justiça Valberto Lira e ministrada pelo servidor da Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec) do MPPB, Geovanny Santana, que criou o formulário.
Participaram representantes da assistência social dos municípios de Cabedelo, Bayeux, Belém, Cajazeiras, Coremas, Cuité, Lagoa Seca, Monteiro, Patos, São João do Rio do Peixe, Serra Branca, Sumé, Campina Grande, Congo, Mari e Uiraúna. Foram convidados mas não encaminharam representantes os municípios de Santa Rita, João Pessoa, Guarabira, São José de Piranhas e Itabaiana.
O procurador Valberto Lira destacou a importância do trabalho realizado em cooperação com os municípios. “Só sei trabalhar em parceria com as gestões municipais, buscando o melhor para a população idosa”. Ele também falou sobre as atividades do Comitê Interinstitucional de Monitoramento e Fiscalização das Instituições de Longa Permanência para Idosos.
Valberto Lira também ressaltou a importância do censo apontando que, a partir dele, será possível saber quantos são, quem são e onde estão os idosos institucionalizados e traçar as políticas públicas necessárias para esse segmento.
Por meio do formulário, serão preenchidas informações como os dados pessoais da idosa, motivo da institucionalização, endereço, se recebe algum tipo de benefício (aposentadoria, pensão, BPC), entre outros. O formulário será encaminhado por email para as gestões municipais.
Conforme o procurador, ainda não há data para início da coleta das informações. Uma reunião com a gestão das instituições de longa permanência para idosos será realizada antes do começo do censo.