Comitê define calendário para retomada das visitas presenciais às instituições para idosos

O Comitê Interinstitucional de Monitoramento e Fiscalização das Instituições de Longa Permanência para Idosos (Ilpis), coordenado pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB), vai retomar as visitas presenciais das entidades, que estavam suspensas desde o início da pandemia. O calendário foi discutido durante reunião realizada nesta quinta-feira (06/10), na sala de sessões da sede do MPPB.

A reunião foi presidida pelo procurador Valberto Lira, coordenador do comitê e do Núcleo de Políticas Públicas do MPPB, e teve a participação dos representantes  da Secretaria de Desenvolvimento Humano (SEDH) e Conselho Estadual do Idoso (CEDDPI), Nilsonete Lucena; dos conselhos regionais Engenharia e Agronomia (Crea-PB), Corjesu Paiva; de Farmácia (CRF), Maria Coeli Rodrigues; de Psicologia (CRP 13), Katiuska Duarte; de Fisioterapia (Crefito), Mariana Silveira; e de Enfermagem (Coren), Vitor Sérgio Ferreira; e do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas-PB), Maria da Conceição; e do Corpo de Bombeiros, 2ª tenente Dayane Costa.

Os integrantes do comitê definiram o calendário inicial de fiscalização das primeiras instituições de longa permanência que devem começar ainda este mês. Ao todo, existem 53 Ilpis conhecidas em todo o estado.

“Vamos retomar as visitas presenciais em todas as instituições de longa permanência para averiguar o trabalho que elas estão realizando, e se for o caso tomaremos medidas necessárias para sanar qualquer irregularidade que porventura viermos a encontrar”, disse o procurador Valberto Lira.

Ainda na reunião, Valberto Lira informou que estão em fase de formatação três formulários eletrônicos, sendo um para recadastramento das instituições existentes e cadastramento das novas; um para o censo da população idosa institucionalizada atualmente; e outro para novas institucionalizações. Ficou definido que os formulários serão encaminhados para os integrantes do comitê para avaliação e sugestões.

Também ficou definido na reunião que o comitê vai solicitar das instituições de longa permanência a relação das faculdades e universidades que realizam estágio nelas para fins de discussão. 

Nas visitas, o comitê vistoria regularidade das entidades, a segurança das edificações, observa o armazenamento e a administração de medicamentos prescritos por médicos, acompanha a utilização dos recursos, ou cuidados com as pessoas idosas bem como a presença de profissionais de cada área.