Covid-19: Comissão de Prevenção à Violência nos Estádios recomenda suspensão das partidas do campeonato paraibano

O Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (Nudetor) do Ministério Público da Paraíba e a Comissão de Prevenção e Combate à Violência nos Estádios recomendaram à Federação Paraibana de Futebol (FPF), a suspensão dos jogos restantes do Campeonato Paraibano de 2020 ou que as partidas sejam realizadas, se não houver suspensão, sem as presenças de torcedores.

De acordo com o coordenador do Nudetor, procurador de Justiça Valberto Lira, a recomendação foi expedida em razão da necessidade de adotar procedimentos de prevenção no âmbito dos eventos futebolístico no Estado da Paraíba, que, obrigatoriamente levam muitas pessoas dos estádios.

Além disso, a Sociedade Brasileira de Infectologia recomendou que organizadores devem avaliar a possibilidade de cancelar ou adiar a realização de eventos com muitas pessoas.

O procurador destacou ainda que a pandemia não é apenas uma crise de saúde pública, mas significa o risco potencial de a doença infecciosa atingir a população mundial de forma simultânea, não se limitando a locais que já tenham sido identificadas como de transmissão interna, e, por afetar diferentes setores, exige esforços conjuntos da sociedade.

Ainda conforme o procurador, o Estatuto do Torcedor (Lei 10.671/2003) possui regras que garantem o bom desenvolvimento das atividades desportivas, especialmente em relação aos jogos de futebol, garantindo a realização dos eventos com segurança.