MPPB e Zarinha Centro de Cultura reforçam parceria em concursos de redação

O Ministério Público da Paraíba e o Zarinha Centro Cultural reforçaram a parceria para a etapa estadual do 12º Concurso de Desenho e Redação, promovido pela Controladoria-Geral da União (CGU) com o MPPB, e também para o 3º Concurso Juntos pela Educação. A parceria foi reafirmada durante visita que o procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha Neto, recebeu, na última segunda-feira (07/11), do diretor do Zarinha Centro de Cultura (ZCC), professor Francisco Fernandes.

Participaram da visita o secretário-geral do MPPB, Rodrigo Nóbrega, e o coordenador da Assessoria Técnica, Alexandre Cesar Fernandes Teixeira.

O procurador-geral, Antônio Hortêncio, destacou a importância da parceria do MPPB com o centro de cultura, uma vez que oferece oportunidades de qualificação para estudantes de escolas públicas. “O Ministério Público sempre está de portas abertas a parcerias que contribuam para o desenvolvimento educacional e cultural da sociedade”, declarou o PGJ.

A parceria prevê o auxílio na correção das redações e a premiação com bolsas de estudos da etapa estadual do 12º Concurso de Desenho e Redação, bem como o apoio na realização do 3º Concurso Juntos pela Educação, destinado a estudantes do ensino médio matriculados na rede pública estadual.

O diretor do Zarinha, Francisco Fernandes, explicou que este é o terceiro ano do concurso Juntos pela Educação, que oferece bolsas de estudos do curso completo de português para alunos da rede estadual. São duas etapas: uma redação e uma prova de gramática. Conforme informou o diretor, em 2022, a prova de gramática será realizada na modalidade presencial. 

“O intuito é dar aos alunos capacidade de escrever, ler e compreender e tornar isso um instrumento de emprego. Em 2022 já contratamos três estudantes oriundos do curso completo. A gramática é uma ferramenta poderosa para quem vai trabalhar com leitura e escrita. Essa parceria tem sido realizada com sucesso”, afirmou o professor Francisco Fernandes.