MPPB recomenda que torcida do Náutico seja vetada em jogo no Almeidão

O Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (Nudetor) do Ministério Público da Paraíba recomendou à Polícia Militar e ao Corpo de Bombeiros que adotem as providências para impedir que torcedores caracterizados pelas cores do Clube Náutico adentrem ao jogo desta quarta-feira (23/03), contra o Botafogo, no estádio Almeidão, na Capital, pela Copa do Nordeste.

Segundo a recomendação, devem ser impedidos torcedores do clube Náutico portando qualquer item que possam identificá-los como tal, a exemplo de camisas, do clube, charangas, bandeiras ou faixas.

De acordo com o coordenador do Nudetor, procurador de Justiça Valberto Lira, a recomendação foi expedida em razão de notícias que chegam ao Nudetor e à Comissão de Prevenção e Combate à Violência nos Estádios dando conta de que corriqueiramente torcidas ligadas pelas cores ao clube Náutico têm se envolvido em atos de violência e vandalismo.

Na recomendação, o procurador destaca que o Estatuto do Torcedor estabelece que a "torcida organizada que, em evento esportivo, promover tumulto, praticar ou incitar a violência ou invadir local restrito aos competidores, árbitros, fiscais, dirigentes, organizadores ou jornalistas será impedida, assim como seus associados ou membros, de comparecer a eventos esportivos pelo prazo de até três anos".

Além disso, conforme o estatuto, a torcida organizada "responde civilmente, de forma objetiva e solidária, pelos danos causados por qualquer dos seus associados ou membros no local do evento esportivo, em suas imediações ou no trajeto de ida e volta para o evento".

 

Reunião

Nesta terça-feira (22/03), foi realizada uma reunião do Nudetor com representantes da PM e do Corpo de Bombeiros para discutir a segurança dos jogos. Durante a reunião foi definido que as partidas entre CSP e Treze, no próximo sábado (22/03), no Almeidão, e entre Nacional X Campinense, no dia 02 de abril, em Patos, terão torcida apenas do time mandante. 

Conforme o procurador Valberto Lira, após a publicação da tabela das fases seguintes do Campeonato, serão feitas avaliações pelos órgãos de segurança e Nudetor com possibilidade de jogos sem torcidas. "O acompanhamento que é feito constantemente pela PM, Bombeiros e MP poderá resultar nessa possibilidade", comentou.