A Procuradoria-Geral de Justiça, órgão executivo de Administração Superior do Ministério Público, é dirigida pelo procurador-geral de Justiça, nomeado pelo governador do Estado, dentre os membros do Ministério Público em exercício há pelo menos cinco anos, maiores de 30 anos de idade e constantes de lista tríplice, escolhida pelos integrantes da carreira, para um mandato de dois anos, permitida uma recondução pelo mesmo período.
A PGJ foi criada em 1891. No ano seguinte, o primeiro procurador-geral assumiu o cargo. Até 2021, 37 pessoas foram nomeadas como chefes. No início, eram juízes que exerciam a titularidade, depois bacharéis em Direito e, mais tarde, membros do Ministério Público.
O atual procurador-geral de Justiça é Antônio Hortêncio Rocha Neto, que tomou posse no cargo no dia 30 de agosto de 2021 para o biênio 2021-2023, após ter sido o mais votado pela categoria na eleição de julho de 2021. Ao seu lado, estão a 1ª subprocuradora-geral de Justiça, Vasti Clea Marinho da Costa Lopes, e o 2º subprocurador-geral de Justiça, Francisco Paula Ferreira Lavor.
Além dos dois subprocuradores-gerais, o procurador-geral de Justiça é assessorado pelo secretário-geral, pelo secretário de Planejamento e Gestão e por uma Assessoria Técnica formada por até seis membros.
- Ant
- Próximo >>