O Comitê Interinstitucional de Monitoramento e Fiscalização das Instituições de Longa Permanência para Idosos (Ilpis), coordenado pelo Ministério Público da Paraíba, deu início, nesta quarta-feira (30/11), à elaboração de um protocolo para avaliação da saúde de pessoas idosas institucionalizadas.
A reunião foi conduzida pelo coordenador do comité, procurador de Justiça Valberto Lira; e teve a participação dos representantes do Conselhos Regionais de Medicina (CRM-PB), Valdir Delmiro Neves; de Engenharia e Agronomia (Crea-PB), Juan Ébano; de Serviço Social (Cress), Jéssica Melo, e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems-PB), Clarissa Dantas.
O procurador Valberto Lira explicou que as instituições de longa permanência para idosos, em geral, não contam com histórico médico da população institucionalizada, o que gera dificuldades nos momentos em que a pessoa idosa necessita de atendimento médico. O objetivo com a elaboração do protocolo é aplicar um formulário nas instituições para realizar diagnóstico sobre a saúde da população idosa que vive nas instituições.
Ainda segundo Valberto Lira, a parceria com o Cosems é fundamental para incentivar os secretários municipais a colaborar com esse levantamento nos municípios que abrigam as entidades. Atualmente existem 53 instituições em 26 municípios paraibanos.
O representante do CRM-PB destacou a importância dessa pesquisa e se comprometeu a consultar a Câmara Técnica de Geriatria do CRM para saber os parâmetros que podem constar no protocolo para contribuir com a elaboração do documento. Ele também falou sobre a possibilidade de promover capacitações para as instituições.
A representante do Cosems informou que vai levar a questão para a assessoria técnica do conselho para os encaminhamentos necessários. Já a representante do Cress falou sobre a importância de melhorar a qualidade dos profissionais que atuam nas instituições para idosos. O representante do Crea-PB também apontou a necessidade da acessibilidade nas edificações das entidades para as pessoas idosas.