Encontro Regional de Ouvidorias dos MPs do Nordeste e Sul discute estratégias de atuação

Com o objetivo de compartilhar experiências e discutir estratégias de atuação, está sendo realizado, desde essa quinta-feira (04/11), o I Encontro Regional Sul/Nordeste dos Ouvidores dos Ministérios Públicos das regiões Nordeste e Sul, na cidade de Recife. O ouvidor do Ministério Público da Paraíba, o procurador de Justiça Aristóteles Santana, participa do encontro na capital pernambucana.

O evento é uma iniciativa do CNOMP (Conselho Nacional de Ouvidores do MP Brasileiro) e acontece na sede do Ministério Público de Pernambuco, no modelo híbrido. Estão sendo promovidos momentos de diálogos e integração entre as ouvidorias das duas regiões e compartilhamento de experiências na implementação de ouvidorias municipais pelo Poder Executivo. 

Nesta sexta-feira (05/11), a programação ocorre durante toda a manhã. Serão promovidas duas palestras: a primeira com o tema “A intervenção da Ouvidoria na formulação de políticas públicas de natureza estrutural”, ministrada pelo ouvidor do MP do Acre, Lean Araújo; e a segunda sobre as políticas no enfrentamento à violência de gênero contra a mulher.

Conforme informações do ouvidor do MPPB, ao final do evento será elaborada a Carta de Pernambuco, que conterá um protocolo de intenções de atuação para os MPs, com ações e estratégicas de atuação das Ouvidorias.