Corregedoria-Geral realiza última correição ordinária do ano na Promotoria de Sousa

A Corregedoria-Geral do Ministério Público da Paraíba deu início à última correição ordinária do calendário 2022, dessa vez no 1º ao 7º cargos de promotor de Justiça de Sousa. Na última segunda-feira (14/11), foi realizada a reunião inaugural da correição por videoconferência.

Participaram o corregedor-geral, Alvaro Gadelha Campos; o subcorregedor-geral em exercício, Francisco Sagres Macedo Vieira; os promotores corregedores Anna Emanuelle Malheiros e Clístenes Holanda; e os promotores correicionados Manoel Pereira de Alencar, Fernanda Pettersen de Lucena, Izabella Maria de Barros Santos, Victor Joseph Widholzer Varanda dos Santos e Sávio Pinto Damasceno.

O corregedor-geral, Alvaro Gadelha, falou que esta é última correição ordinária não apenas deste ano mas também desta gestão e destacou a sensação de dever bem cumprido. “É um momento especial de olhar para trás e observar o que foi feito, sentindo o reflexo bastante positivo. Buscamos o protótipo de orientação e sempre quisemos a parceria com os colegas”, disse. Alvaro Gadelha ainda agradeceu a toda equipe da Corregedoria pelo trabalho realizado bem como aos promotores correicionados.

O subcorregedor em exercício, Francisco Sagres, falou sobre o sentimento de ver o trabalho eficiente realizado pelos promotores de Justiça no sertão e destacou a importância da sistemática da Corregedoria de buscar a resolutividade, em vez da punibilidade, bem como o diálogo com os membros da instituição.

A promotora Anne Emanuelle Malheiros expressou sua satisfação de participar da equipe da Corregedoria e agradeceu por todo o aprendizado obtido. “Aprendi muito na Corregedoria, não apenas sobre sistemas e regramentos, mas também sobre procurar as melhores saídas".

O promotor Clistenes Holanda também comentou sobre encerrar esse ciclo com a sensação de missão cumprida, ressaltando a dedicação e o esforço de cada integrante do órgão. Ele ainda explicou a metodologia da correição, que é realizada em duas etapas: a primeira com verificação dos processos e procedimentos nos sistemas e a segunda dedicada às entrevistas presenciais e pessoais com cada membro.

O promotor Sávio Damasceno agradeceu a presença da Corregedoria pelo trabalho de caráter orientativo que dá amparo à atuação do promotor . A promotora Fernanda Pettersen também realçou o perfil orientativo, dialogado e cooperativo do órgão que garante segurança ao trabalho do membro.

O promotor Victor Joseph Widholzer falou sobre a importância da correição, em especial para promotores em estágio probatório uma vez que molda seu trabalho. A promotora Izabella Santos agradeceu ao apoio da Corregedoria e destacou o ambiente que viabiliza o diálogo que foi criado pelo órgão. O promotor Manoel Pereira também ressaltou a importância da correição para a melhoria e a evolução do trabalho do membro.