Núcleo define ajustes em questionário sobre a saúde pública dos municípios

O Núcleo de Defesa da Saúde Pública do Ministério Público da Paraíba realizou, na última segunda-feira (13/02), mais uma reunião para elaboração da minuta de questionário a ser aplicado aos municípios paraibanos, com o objetivo de mapear a situação e propor soluções.

A reunião foi conduzida pelo coordenador do núcleo, o procurador de Justiça, Valberto Cosme de Lira, e teve a participação do procurador de Justiça, Aristóteles de Santana Ferreira (ouvidor) e da promotora de Justiça Fabiana Lobo (coordenadora do Centro de Apoio Operacional do da Saúde)

Estiveram presentes ainda a coordenadora da Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde, Iaciara Alcântara; e representantes dos conselhos regionais de Medicina, Claudio Orestes Filho; de Enfermagem, Glauber Nogueira de Galiza; de Farmácia, Maria Coeli Rodrigues; e de Psicologia, José Carlos. 

A reunião foi aberta pelo procurador Valberto Lira que agradeceu as presenças e destacou a participou do Conselho de Psicologia, que vai agregar questões ao formulário.O representante do CRP sugeriu o acréscimo de pontos importantes no formulário, como a questão dos gastos no anterior com Tratamento Fora de Domicílio (TFD).

O procurador Valberto Lira comunicou que estava deixando a coordenação do Núcleo de Defesa da Saúde Pública, haja vista sua aposentadoria do MPPB. Os participantes enalteceram o trabalho realizado pelo procurador nas diversas comissões, comitê e núcleos, ressaltando que ele deixa um legado para a instituição e para a sociedade paraibana.

Uma nova reunião foi designada para o dia 24 de março para a qual deverão ser convidados o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems-PB) e a Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup).