MPPB participa do I Conferência Intermunicipal de Promoção da Igualdade Racial, em São Bento

A Promotoria de Justiça de São Bento participou, nesta quarta-feira (09/02), da I Conferência Intermunicipal de Promoção da Igualdade Racial, realizada no Município de São Bento, no Sertão. O tema central do evento foi "Enfrentamento ao Racismo e ás outras formas correlatas de discriminação étnico-racial e de intolerância religiosa: política de Estado e responsabilidade de todos nós”. 

A conferência contou com a participação de representantes de nove municípios paraibanos: Belém do Brejo do Cruz, Bom Sucesso, Brejo do Cruz, Brejo dos Santos, Catolé do Rocha, Jericó, Riacho dos Cavalos e São José do Brejo do Cruz. 

O promotor de Justiça de São Bento, Rafael de Carvalho Silva Bandeira, parabenizou os idealizadores, colaboradores e organizadores do evento, o qual reputou de extrema importância. “Apesar dos acontecimentos recentes de racismo no Brasil e no mundo, a luta contra o racismo é mais que secular e o racismo é como um camaleão que ao longo do tempo vai mudando suas formas de manifestação, apresentando-se muitas vezes de forma sutil ou aparentemente imperceptível”, disse o promotor.

Também foi destacado pelo promotor de Justiça que, no final do ano passado, o Ministério Público criou o Núcleo de Gênero, Diversidade e Igualdade Racial (Gedir), o qual acompanha casos, recebe manifestações e propõe melhorias perante o poder público, sendo um canal aberto ao diálogo com os movimentos da sociedade civil. “Podem ter certeza que a porta do Ministério Público está aberta à intransigente luta contra o racismo”, concluiu o membro do MPPB.

A secretária de Ação Social de São Bento, Valeska Dantas, informou que a conferência intermunicipal teve como objetivo discutir as políticas públicas e ações voltadas para a promoção da igualdade racial na 8ª Região. 

A conferência contou com a palestra magna da professora Márcia Dorneles, presidente do Conselho Estadual da Mulher e ativista dos direitos sociais, de igualdade, gênero e raça. Além do promotor de Justiça Rafael Bandeira, o evento teve a participação de representante da Polícia Militar, do presidente da OAB, do prefeito de São Bento e todos os secretários das regiões geoadministrativas da 8ª região.