O Ministério Público da Paraíba (MPPB) realizou, na última segunda-feira (17/01), uma inspeção presencial na Penitenciária Desembargador Flósculo da Nóbrega, conhecida como “Presídio do Róger”, em João Pessoa. A vistoria foi conduzida pelo 17º Promotor de Justiça de João Pessoa, Ricardo Medeiros, que atua na tutela coletiva do sistema prisional e direitos humanos.
A inspeção foi acompanhada pelo diretor do presídio, Edmilson Alves de Sousa, e pelo diretor-adjunto, Idelson Oliveira Caminha. O objetivo foi verificar as condições gerais da unidade, especialmente em relação à estrutura e higiene, bem como acompanhar a gestão da unidade prisional.
De acordo com o promotor, foram verificadas melhorias nas condições da penitenciária nos aspectos de segurança, disciplina, estrutura da unidade, assistências médica e jurídica. O presídio do Róger conta atualmente com cerca de 550 presos, apresentando uma redução no número de custodiados.
Ainda conforme o promotor de Justiça, a visita fez parte do acompanhamento permanente das unidades prisionais de todo o estado, que é conduzida pelo 17º Promotor de Justiça de João Pessoa, através do Procedimento Administrativo nº 002.2020.000455, instaurado com o objetivo de acompanhar o funcionamento das unidades prisionais do Estado da Paraíba e traçar metas para melhoria de todo o sistema.