MPPB vai promover webinar sobre diversidade

O Ministério Público da Paraíba vai realizar, no dia 1º de julho, a partir das 9h, o webinar “Diversidade: Entender para Transformar'', pela plataforma Zoom, com transmissão simultânea via Youtube (canal do Nead/Ceaf). O evento é destinado aos membros, servidores e assessores do MPPB e público externo interessado na temática.

O webinar está sendo promovido pelo Núcleo de Gênero, Diversidade e Igualdade Racial (Gedir), com o apoio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf). As inscrições devem ser feitas até o preenchimento das vagas disponíveis neste link.

A coordenadora do Gedir, promotora de Justiça Liana Carvalho, explicou o objetivo do webinar. “A intenção está traduzida no título dado ao evento, isto é, que possamos entender a diversidade de pessoas que existem no mundo, para transformar preconceitos (no sentido estrito da palavra, conceito pré-existente) em compreensão. Não precisamos ter a vivência de outrem, não precisamos estar na pele do outro para saber que esse outro existe e é gente como a gente. Ainda que não se evolua para a empatia, compreensão e respeito são angariados a partir do afastamento da ignorância. É isso que o Gedir procura através desse evento: converter preconceito em tolerância, por meio do conhecimento”.

Liana Carvalho também destacou a importância do evento para o MPPB. “É muito importante discutir esse tema em evento do Ministério Público, que é entidade constitucionalmente reconhecida como defensora de direitos indisponíveis e que deve acolhida para minorias fragilizadas, como a LGBTQIA+. Para que cada um que faz parte da instituição, em sua esfera profissional e pessoal, possa replicar ideias de tolerância com a liberdade de ser quem se é", afirmou.

Palestras

O webinar terá como palestrantes a promotora de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais, Anna Catharina Normanton; o médico com residência em psiquiatria, aperfeiçoamento em Sexualidade Humana pela USP, Alexandre Serafim Felisbino; e a presidente da Associação de Pessoas Travestis e Transexuais da Paraíba, Andreina Giulliany Gama Gomes. O mediador será o promotor de Justiça e integrante do Gedir, João Benjamim Delgado Neto.