Cidadania

O MPPB atua para garantir a cidadania

O Ministério Público atua, judicial e extrajudicialmente, para garantir os direitos fundamentais do cidadão, que estão previstos na Constituição da República, visando, principalmente, a promoção da inclusão social e o exercício da cidadania às populações mais vulneráveis.

Conforme a lei, o membro do Ministério Público atua para a garantia do efetivo respeito dos direitos do cidadão, do idoso, da pessoa com deficiência, de vítima de acidente do trabalho pelos poderes públicos, da população LGBT, da mulher em situação de violência e outros segmentos da sociedade que precisem da intervenção do MPPB para terem seus direitos respeitados.

Promotorias

Nos municípios, o MPPB atua através das promotorias de Justiça de Defesa dos Direitos do Cidadão. São as portas de entrada do Ministério Público, que estão abertas à população.

CAO

O Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça da Cidadania e dos Direitos Fundamentais  é um órgão criado para dar suporte às promotorias. O CAO planeja, auxilia, cria ferramentas para maior resolutividade da atividade funcional do Ministério Público.

O CAO da Cidadania e dos Direitos Fundamentais teve a instalação e funcionamento regulamentados pela Portaria CPJ 008/2011.

PCD

Relação de entidades governamentais e não-governamentais de apoio a pessoas com deficiência em João Pessoa (março/2018).

Últimas notícias - Cidadão

MPPB vai acompanhar políticas p...

14 Setembro 2023
MPPB vai acompanhar políticas públicas para LGBTs e cobrar cumprimento da “Lei do Cartaz”, em JP

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) vai acompanhar as políticas públicas destinadas às pessoas ...

MP firma compromisso com medida...

13 Setembro 2023
MP firma compromisso com medidas para disciplinar carnaval fora de época de São José de Piranhas

A Promotoria de Justiça de São José de Piranhas firmou um termo de compromisso e cooperação com dive...

MP recomenda implementação de m...

04 Setembro 2023
MP recomenda implementação de medidas para população em situação de rua de 12 municípios

A Promotoria de Justiça de Sousa expediu recomendação aos prefeitos e Secretarias de Assistência Soc...

Projeto estratégico do MPPB é s...

25 Agosto 2023
Projeto estratégico do MPPB é semifinalista do Prêmio CNMP 2023

A iniciativa que tem como objetivo garantir a educação de qualidade aos alunos com deficiência em to...

TJ defere recurso do MP e deter...

14 Agosto 2023
TJ defere recurso do MP e determina que Município de Patos providencie acessibilidade na prefeitura e em praça

O Tribunal de Justiça da Paraíba deferiu o pedido de tutela de urgência requerido em recurso interpo...

Justiça atende ação do MP e det...

04 Agosto 2023
Justiça atende ação do MP e determina obras de infraestrutura em loteamento de Catolé do Rocha

A Justiça julgou procedente o pedido do Ministério Público da Paraíba e condenou a empresa J Pereira...

Comitê coordenado pelo MPPB ins...

26 Julho 2023
Comitê coordenado pelo MPPB inspeciona mais duas instituições para idosos, em Cabedelo

Mais duas instituições de longa permanência para idosos (Ilpis), localizadas no município de Cabedel...

MP recomenda medidas para lavra...

26 Julho 2023
MP recomenda medidas para lavratura de procurações de idosos, em Caaporã e Pitimbu

Objetivo é prevenir violência patrimonial e financeira contra pessoas idosas O Ministério Público d...

Promotoria de Bananeiras celebr...

04 Julho 2023
Promotoria de Bananeiras celebra TACs para disciplinar festas em Belém e Caiçara

MPPB quer garantir segurança e saúde da população durante festas de "São Pedro" que aconte...

Promotoria de Justiça, PM e ges...

16 Junho 2023
Promotoria de Justiça, PM e gestores fixam horário-limite para festas juninas em 4 cidades do Sertão

A Promotoria de Justiça de São José de Piranhas realizou, na manhã desta sexta-feira (16/06), uma au...

MPPB e Municípios de Logradouro...

15 Junho 2023
MPPB e Municípios de Logradouro e Borborema celebram TAC sobre festividades juninas

A Promotoria de Justiça de Bananeiras celebrou mais dois termos de ajustamento de conduta (TAC) em v...

Comitê interinstitucional fisca...

07 Junho 2023
Comitê interinstitucional fiscaliza duas instituições para idosos, em Cabedelo

O Comitê Interinstitucional de Fiscalização das Instituições de Longa Permanência para Idosos (Ilpi)...

Promotoria de Caaporã cobra ate...

05 Junho 2023
Promotoria de Caaporã cobra atendimento prioritário a idosos, nos serviços de saúde

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) recomendou aos prefeitos e secretários de saúde dos município...

São João: MPPB atua para garant...

30 Maio 2023
São João: MPPB atua para garantir acessibilidade, saúde, segurança e proteção ao meio ambiente, em CG

Para garantir a segurança, a saúde, a acessibilidade e a proteção do meio ambiente, nos festejos do ...

MPPB e empresa de eventos celeb...

26 Maio 2023
MPPB e empresa de eventos celebram TAC sobre o São João de Campina Grande

O Ministério Público da Paraíba (MPPB), órgãos de segurança pública, o Município de Campina Grande e...

MPPB cobra efetividade da lei e...

24 Maio 2023
MPPB cobra efetividade da lei e Município de Pitimbu se compromete a iniciar processo de regularização fundiária urbana, em 60 dias

O Ministério Público da Paraíba realizou, na segunda-feira (22/05), uma audiência virtual com repres...

Promotoria de Bananeiras recome...

17 Maio 2023
Promotoria de Bananeiras recomenda medidas para disciplinar condução de quadriciclos e UTVs

O Ministério Público da Paraíba expediu recomendação aos municípios de Bananeiras, Serraria e Borbor...

MPPB recebe visita de Frente Pa...

16 Maio 2023
MPPB recebe visita de Frente Parlamentar para tratar dos direitos das pessoas autistas

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) recebeu, na tarde dessa segunda-feira (15/05), a visita insti...

MPPB constata irregularidades e...

16 Maio 2023
MPPB constata irregularidades e recomenda adequações em salas de AEE de escolas, em Lucena

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) recomendou, ao prefeito do município de Lucena, no Litoral No...

Comitê Interinstitucional fisca...

04 Maio 2023
Comitê Interinstitucional fiscaliza instituição de acolhimento de idosos, em Guarabira

O Comitê Interinstitucional de Fiscalização das Instituições de Longa Permanência para Idosos (Ilpi)...

«
»