Procurador-geral empossa duas promotoras de Justiça na 3ª entrância

O procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha Neto, deu posse, na manhã desta segunda-feira (20/01), às promotoras de Justiça Elaine Cristina Pereira Alencar e Luciara Lima Simeão Moura, respectivamente, nos cargos de 27º e 8º promotores de Justiça de Campina Grande, de 3ª entrância. A solenidade ocorreu na sede do Ministério Público da Paraíba, na Capital.

O termo de posse foi lido pelo secretário-geral do MPPB, Rodrigo Nóbrega. A solenidade foi prestigiada pelo corregedor-geral do Ministério Público, José Roseno Neto; pelo ouvidor do MPPB, Aristóteles Santana; pelo presidente da Associação Paraibana do Ministério Público (APMP), promotor Leonardo Quintans; pelos promotores corregedores Carlos Romero Lauria Paulo Neto e Eny Nóbrega de Moura Filho; pela secretária de Planejamento e Gestão do MP, Cristiana Vasconcelos; e familiares das empossadas.

O cargo de 27º promotor de Justiça de Campina Grande tem atribuição nos feitos que  tramitam na 4ª Vara de Família e na 9ª Vara Cível; e extrajudicialmente, por distribuição, em matéria de família. Já o cargo de 8º promotor de Justiça de Campina Grande atua nos feitos que tramitam na 2ª Vara do Tribunal do Júri.

O procurador-geral, Antônio Hortêncio Rocha Neto, destacou que, com as duas posses desta sexta, atinge-se o número de 13 promoções para a 3ª entrância na sua gestão e que essa movimentação é fruto de um conjunto de atos, como o Programa de Aposentadoria Incentivada (PAI), lançado no final de 2021, e maior rapidez no julgamento dos editais pelo Conselho Superior. “Fico muito feliz porque o ato de promoção é sempre um dos fatos mais importantes da carreira. Alegria ainda é maior porque tivemos muitas promotoras contempladas com essas promoções, o que mostra a força da mulher no Ministério Público”. 

Antônio Hortêncio ressaltou ainda a competência do trabalho das promovidas. “A promotora Elaine foi coordenadora do CAO da Cidadania e Família e fez um excelente trabalho, deixando sua marca. Luciara é uma promotora dedicada, aguerrida, com muito conteúdo, muito estudiosa. Vocês e a instituição ganham com a promoção, mas Campina Grande ganha muito mais porque passa a tê-las de forma mais definitiva na 3ª entrância. Com certeza vão desempenhar de forma exemplar tanto na (área da) família quando no Tribunal do Júri. Muita felicidade e bom trabalho”, declarou o PGJ.

A promotora Elaine Alencar falou sobre a satisfação de tomar posse na 3ª entrância. “É com imensa alegria que participo desse momento tão ansiosamente esperado por alguns anos, especialmente com a representação da minha família, na companhia da minha grande amiga Luciara. É mais um presente de Deus. Agradeço o apoio e o companheirismo a todos os colegas, membros e servidores. Muito obrigada por tudo”, disse.

A promotora Luciara Moura também externou seu contentamento com a promoção. “É uma grande felicidade este momento, ainda mais neste ano em que completo 20 anos de Ministério Público, de uma jornada muito longa e que, a partir de agora, espero que seja mais longa, com muitos anos podendo servir à sociedade e à justiça. Muito feliz de partilhar a promoção  e a posse com minha grande amiga Elaine”, afirmou.

O corregedor-geral, José Roseno, também falou sobre o trabalho realizado pelas duas promotoras. “Conheço bem o trabalho delas. São promotoras dedicadas, aguerridas. Ganham não só os promotores de Campina Grande, mas também todo o Ministério Público, de modo geral, com chegada dessas duas valiosas colegas à 3ª entrância. Parabéns e que Deus as abençoe”, asseverou.

O ouvidor Aristóteles Santana realçou a quantidade de posses que está ocorrendo, o que demonstra a mobilidade na carreira, e parabenizou às empossadas. “São duas colegas promovidas merecidamente. Acredito que a prestação de serviço continuará sendo feita com a mesma qualidade de sempre. Sejam felizes nessa nova etapa de trabalho”. 

O presidente da APMP, Leonardo Quintans, também falou sobre a satisfação de participar de mais uma solenidade de posse. “Temos acompanhado diversas promoções, inclusive para Campina Grande, mas acho que a de hoje é especial. Duas colegas com longa jornada em Campina. Sei do carinho que ambas têm pela Promotoria e pela cidade e da importância de permanecerem lá. Tenho certeza que vão exercer os cargos com muita mestria. Desejo sucesso e que continuem abrilhantando nossa instituição”, disse.